070204-N-5345W-008 Atlantic Ocean (Feb. 4, 2007) - Four T-45 Goshawk trainers from Training Airwing One and Two perform a formation fly-by for the Sailors of Nimitz-class aircraft carrier USS Harry S. Truman (CVN 75) after the completion of flight training operations. Truman is currently underway conducting operations in the Atlantic Ocean. U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Kristopher Wilson (RELEASED)
US Navy: UJTS terá três concorrentes. O programa Undergraduate Jet Training System (UJTS) da US Navy, que visa substituir as aeronaves de treinamento Boeing T-45C Goshawk, terá três concorrentes. Após a Leonardo ter informado no início de agosto de 2020, que iria participar, Boeing e da Lockheed Martin também confirmam no dia 10 do mesmo mês, que também irão concorrer ao contrato milionário da Marinha, anunciado oficialmente em 14 de maio de 2020.
A Boeing irá ao UJTS com o seu T-7A Red Hawk, que tem parceria da Saab observando: “A Boeing está sempre pronta para apoiar a Marinha dos Estados Unidos em suas missões de treinamento”. Já a Lockheed Martin vai concorrer com o T-50A em parceria com o fabricante a Korea Aerospace Industries (KAI). “Faremos modificações na aeronave T-50A de produção para atender aos requisitos da Marinha”. Aas duas aeronaves irão concorrer com a Leonardo que já havia declarado publicamente concorrer com o seu M-346 Master.
A BAE Systems, empresa que projetou o T-45 baseada no BAE Hawk, nao confirmou se irá participar do UJTS, limitando-se a informar que “O foco principal continua sendo o suporte à prontidão e disponibilidade do T-45 Goshawk por meio da produção de componentes sobressalentes e do fornecimento de serviços de engenharia. Continuamos comprometidos em apoiar a Marinha e continuamos a colaborar com nossos parceiros no suporte às necessidades futuras”.
O UJTS visa selecionar uma aeronave de instrução de asa fixa baseada em terra, que já esteja no mercado, capaz de entrar em serviço operacional até 2028. O sucessor do T-45C teria que integrar tecnologias já presentes no F/A-18E/F, entre elas o Precision Landing Mode, usado para ajudar a pousar em porta-aviões. Ainda pela solicitação da USN, ele deverá voar 400 horas por ano e ter uma taxa anual de 1.200 pousos por aeronave, totalizando uma vida útil de pelo menos 14.400 horas e 43.200 pousos.
@CAS