US Navy: UJTS terá três concorrentes. O programa Undergraduate Jet Training System (UJTS) da US Navy, que visa substituir as aeronaves de treinamento Boeing T-45C Goshawk, terá três concorrentes. Após a Leonardo ter informado no início de agosto de 2020, que iria participar, Boeing e da Lockheed Martin também confirmam no dia 10 do mesmo mês, que também irão concorrer ao contrato milionário da Marinha, anunciado oficialmente em 14 de maio de 2020.
A Boeing irá ao UJTS com o seu T-7A Red Hawk, que tem parceria da Saab observando: “A Boeing está sempre pronta para apoiar a Marinha dos Estados Unidos em suas missões de treinamento”. Já a Lockheed Martin vai concorrer com o T-50A em parceria com o fabricante a Korea Aerospace Industries (KAI). “Faremos modificações na aeronave T-50A de produção para atender aos requisitos da Marinha”. Aas duas aeronaves irão concorrer com a Leonardo que já havia declarado publicamente concorrer com o seu M-346 Master.
A BAE Systems, empresa que projetou o T-45 baseada no BAE Hawk, nao confirmou se irá participar do UJTS, limitando-se a informar que “O foco principal continua sendo o suporte à prontidão e disponibilidade do T-45 Goshawk por meio da produção de componentes sobressalentes e do fornecimento de serviços de engenharia. Continuamos comprometidos em apoiar a Marinha e continuamos a colaborar com nossos parceiros no suporte às necessidades futuras”.
O UJTS visa selecionar uma aeronave de instrução de asa fixa baseada em terra, que já esteja no mercado, capaz de entrar em serviço operacional até 2028. O sucessor do T-45C teria que integrar tecnologias já presentes no F/A-18E/F, entre elas o Precision Landing Mode, usado para ajudar a pousar em porta-aviões. Ainda pela solicitação da USN, ele deverá voar 400 horas por ano e ter uma taxa anual de 1.200 pousos por aeronave, totalizando uma vida útil de pelo menos 14.400 horas e 43.200 pousos.
@CAS