US Navy trabalha em novo capacete para pilotos de F/A-18 e EA-18G. A Collins Elbit Vision Systems recebeu um contrato do Comando de Aviação Naval dos Estados Unidos (NAVAIR) para trabalhar na otimização de componentes do projeto IJHMCS (Improved Joint Helmet-Mounted Cuing System) dos novos capacetes para tripulantes navais dos jatos F/A-18 Hornet e EA-18G Growler.
O contrato de US$ 16,8 milhões recebido pela Collins Elbit Vision Systems tem como objetivo tornar o IJHMCS mais leve e com melhor centro de gravidade para reduzir o potencial de lesões nas costas e no pescoço dos pilotos. O escritório do Programa PMA-202 do NAVAIR planeja disponibilizar os novos IJHMCS em 2025.
“Esta atualização reduzirá significativamente os problemas de saúde dos nossos pilotos, principalmente associados à utilização do sistema JHMCS legado, ao mesmo tempo que fornece recursos de exibição e confiabilidade aprimorados para combate”, disse o Capitão Carey Castelein, Gerente do Programa PMA-202.
Os engenheiros do novo IJHMCS trabalham em estratégias que permitem atualizações mais fáceis, e que facilitem a resolução de problemas de obsolescência, reduzindo as necessidades de uma atualização completa no futuro. A equipe também supervisionará a modificação dos componentes nos capacetes atuais JHMCS e JHMCS NVCD, que serão atualizados para receber um único display colorido de alta definição que poderá ser utilizado no dia e a noite.
“A capacidade diurna e noturna associada ao IJHMCS proporcionará maior consciência situacional durante as missões, uma vez que os aviadores não precisarão remover ou trocar componentes do capacete durante o voo”, disse Brad Schieferdecker, Líder da equipe de sistemas de visão PMA-202.
O programa IJHMCS utilizará os conhecimentos obtidos pela USAF no desenvolvimento do seu programa de capacetes para aeronaves de asas fixas de próxima geração (NGFW).
Fonte: NAVAIR
@FFO