US Navy testa robô para limpar cabos de fibra óptica. Aeronaves militares modernas usam centenas de cabos fibra óptica para transmitir grandes quantidades de dados para os aviônicos e sistemas de controle de voo em tempo real. Como a maioria das outras partes de uma aeronave, os conectores nas extremidades desses cabos e as extremidades dos fios de fibra óptica podem ficar sujos com o uso em ambientes hostis, o que pode degradar sua eficiência. Até hoje esta limpeza era feita de forma manual. Porém, isto está para mudar com o emprego de sistemas robóticos.
Atualmente, os profissionais de manutenção de aviação do Fleet Readiness Center East (FRCE) usam um processo manual para limpar graxa, óleo, sujeira e outros elementos contaminantes que degradam a eficiência dos cabos, visando garantir que a luz passe ininterruptamente pelos fios de fibra dentro desses cabos. Este processo basicamente implica na introdução de um pedaço de uma espécie de “fio dental” na extremidade de cada um dos fios de fibra óptica, para limpá-los.
“No momento, estamos usando um processo manual no qual você tem que alinhar a ferramenta de limpeza perpendicular à face do conector do cabo de fibra óptica, e o posicionamento da ferramenta determina o quão limpo o fio de fibra ficará. É demorado e pode levar de três a cinco limpezas antes que cada fio de fibra esteja completamente limpo,” disse Chase Templeton – Robotics, Support Equipment, and Wiring Technology Lead, que faz parte da equipe da FRCE’s Advanced Technology and Innovation (ATI).
É por isso que a equipe da ATI recentemente realizou uma demonstração de um sistema robótico de inspeção e limpeza de fibra óptica que foi usado com sucesso. Engenheiros e profissionais de manutenção de várias plataformas participaram da demonstração para ver a eficácia com que o sistema poderia limpar os cabos em ambientes de manutenção de aeronaves. A vantagem de um sistema robótico é que ele elimina as suposições de alinhar a ferramenta de limpeza com o cabo de fibra óptica, fazendo de forma automática e precisa.
“Com o sistema robótico, ele alinha perfeitamente o fio dental de limpeza à extremidade do fio de fibra todas as vezes”, disse Chase Templeton. “Geralmente, é necessária apenas uma única limpeza para atender às especificações de limpeza dessas fibras ópticas.”
Representantes da empresa FiberQA demonstraram seu sistema robótico de limpeza e inspeção de fibra ótica na fuselagem de treinamento de manutenção de um caça F-35 Lightning II da FRCE para um público de cerca de 20 participantes do FRCE. Doug Wilson, fundador da FiberQA, chamou o sistema robótico de primeira linha de defesa contra a contaminação dos cabos de fibra óptica.
“Há duas partes nisso. Um, torná-lo limpo o suficiente para que ele realmente transmita a luz para maximizar a eficiência da rede ”, disse Wilson. “O segundo é evitar danos por conta dessa contaminação. Nosso equipamento verifica se é seguro conectar. ”
Os engenheiros da FRCE que participaram da demonstração disseram que remover o fator humano da limpeza da fibra óptica seria benéfico para o processo de retrabalho. Segundo eles, “é uma tarefa altamente subjetiva e requer muito treinamento para ser capaz de inspecionar e limpar nossas fibras ópticas de forma eficaz. “Queremos ver quais oportunidades temos para remover a subjetividade e aumentar a velocidade dessas inspeções.”
O sistema robótico de limpeza e inspeção da FiberQA é usado atualmente em ambientes de fabricação de aeronaves, mas a empresa está procurando se expandir para a manutenção de aeronaves. A próxima etapa da equipe ATI é determinar quais mudanças devem ser necessárias para que a tecnologia seja útil nas operações de manutenção dos F-35 ou de qualquer outra plataforma que utilize sistemas de fibra óptica.
“Não queremos equipamentos que possam ser facilmente danificados e não queremos muito peso pendurado nos conectores da aeronave. Qualquer peso extra pendurado nesses chicotes de fiação não é uma coisa boa. Precisamos encontrar uma maneira de oferecer suporte a essa nova ferramenta e ter certeza de que é robusta o suficiente para ser usada em um ambiente de depósito,” disse Templeton.
A FRCE é a maior fornecedora de serviços técnicos, de manutenção, reparo e revisão da Carolina do Norte, com mais de 4.000 civis, militares e trabalhadores contratados. Sua receita anual ultrapassa US $ 1 bilhão, fornecendo serviços para diversos órgãos da US Navy.
Fonte: FRCE
@CAS