US Navy testa QR code para identificar aeronaves na linha de voo. A Marinha dos EUA (US Navy) validou uma nova tecnologia de marcação para gerenciar aeronaves nas linhas de voo. O sistema de marcação usa adesivos com QR code e inteligência artificial (IA), para identificar e rastrear automaticamente a movimentação de cada avião no pátio de manobras.
O software foi desenvolvido pela equipe de Engenharia Digital Lakehurst da Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD) e usa câmeras fixas espalhadas pela área de manobras, que efetua a leitura dos QR codes e alimenta de forma autônoma as informações de movimentação e taxiamento das aeronaves.
Durante um teste recente com a identificação de aeronaves T-6 Texan e T-38 Talon, a Escola de Pilotos de Teste Naval dos EUA e a equipe de Prototipagem, Experimentação e Demonstração Rápida da NAWCAD (RPED) operaram o sistema para rastrear suas movimentações na área operacional.
De acordo com a Marinha dos EUA, a demonstração de marcação se baseia em uma identificação 5G da experimentação do sistema de equipamentos de suporte (5GISE) realizada em janeiro de 2022. O 5GISE usa GPS para marcar a localização dos ativos da linha de voo para facilitar o acesso de suporte e melhorar a eficiência logística nas operações da aviação naval.
“Depois de concluir o 5GISE, os engenheiros estudaram o método atual de rastreamento de aeronaves para partidas e chegadas e criaram uma nova abordagem”, afirmou o engenheiro-chefe da NAWCAD Lakehurst, Kevin Larkins .
Uma vez implementado, o 5GISE e a nova abordagem de marcação diminuirão os prazos de parada para a manutenção da frota da aviação naval, aumentando sua disponibilidade. “As informações de marcação podem ser integradas a outros aspectos da linha de voo do futuro, ou manutenção e operações”, disse a Marinha dos EUA.
“O conceito futuro do NAWCAD RPED envolve a integração dessa tecnologia em uma interface de usuário para tecnologias previamente experimentadas, como um sistema de rastreamento de linha de voo de próxima geração.”
@FFO