US Navy testa nova posição de pouso para F-35B nos navios LHA e LHD. Recentemente o Comando de Aviação da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR) conduziu testes noturnos com os F-35B dos Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), a bordo dos Navios de Assalto Anfíbio da Classe LHA (R) América. Essas avaliações atendem uma determinação do Diretor Chefe de Operações Navais para Guerra Expedicionária (OPNAV N95) e do USMC, para abrir uma nova posição de pouso/decolagem noturno no convés dessas embarcações.
O F-35B Lightning II é a versão de pouso vertical de decolagem curta (STOVL) do caça de quinta geração dos Mariners. A necessidade desta segunda posição de pouso, chamada “Spot 9” e localizada na parte traseira do convés, surgiu por conta do superaquecimento do piso do convés de voo (CONVOO), observado com o início das operações dos F-35B nos navios LHA(R).
Os testes foram realizados no mês de janeiro a bordo do USS Trípoli (LHA-7), na costa oeste dos EUA, envolvendo diversas unidades e centenas de profissionais. Especialmente o Esquadrão de Teste e Avaliação Operacional Marítimo (VMX) 1 enviou um piloto de testes operacionais e um oficial de sinalização de pousos e recuperação, enquanto o Esquadrão de Teste e Avaliação Aéreo (VX) 23, forneceu dois pilotos de testes de F-35B e um técnico especialista.
Foram propostas seis configurações para o sistema de iluminação noturno do Slot 9 no LH(R) América. As avaliações foram realizadas pelos técnicos e pilotos em pousos e recuperações também em operações diurnas, com o apoio e orientação do Joint Precision Approach Landing System (JPALS) ajustado especialmente para o Spot 9. As demonstrações também serviram para confirmar uma separação mínima de dois minutos entre os pousos e recuperações dos F-35B operando no Spot 7 e Spot 9.
Os testes tiveram avaliações positivas, e agora a Gerência do Programa de Equipamentos de Lançamento e Recuperação de Aeronaves (ALRE) da Marinha, irá formular uma solução final. Em breve toda a frota de navios das classes LHA e LHD (Landing Helicopter Dock) serão equipados com os sistemas de iluminação do Slot 9, mas já foi adiantado que o USS Boxer (LHD 4) será o primeiro a receber a configuração completa em 2024.
Fonte: NAVAIR
@FFO