US Navy testa motor foguete hipersônico. Os Programas de Sistemas Estratégicos da Marinha Americana (SSP – Strategic Systems Programs) conduziram com sucesso um teste do Segundo Estágio do Motor de Foguete Sólido (SRM – Solid Rocket Motor) em 25 de agosto em Promontory, Utah. O teste é parte do desenvolvimento da capacidade de ataque hipersônico ofensiva da US Navy designado Convencional Prompt Strike (CPS) e da futura Arma hipersônica de longo alcance do US Army ou Army’s Long Range Hypersonic Weapon (LRHW).
Este foi o teste inicial do segundo estágio do SRM, que foi feito após o teste bem-sucedido do primeiro estágio, realizado no mesmo local, em 27 de maio de 2021. O teste também marcou o bem-sucedido ensaio de ambos os estágios do que será o motor foguete do míssil hipersônico comum projetado pela Marinha, e que, será empregado pela US Navy e US Army.
O segundo estágio SRM fará parte de um novo sistema de impulsão de mísseis, que será combinado à fuselagem hipersônica comum (CHGB – Common Hypersonic Glide Body). A partir daí, cada força testará seu míssil hipersônico, ao mesmo tempo que desenvolve sistemas individuais e lançadores adaptados para o mar ou terra para atender o CPS e o LRHW, respectivamente.
O Departamento de Defesa Americano (US DoD) testou o CHGB com sucesso em 20 de março de 2020. Os serviços estão trabalhando em estreita colaboração com os laboratórios nacionais do governo e a indústria, para continuar o desenvolvimento e a produção do CHGB. A Marinha é o designer-chefe do CHGB, e o Exército lidera a produção do CHGB.
Armas hipersônicas, capazes de voar a velocidades maiores que cinco vezes a velocidade do som (Mach 5), são altamente manobráveis e operam em altitudes variadas. Em questão de minutos, os combatentes da Marinha e do Exército podem derrotar alvos de alto valor a centenas ou mesmo milhares de quilômetros de distância. Entregar armas hipersônicas é uma das maiores prioridades do US DoD.
Fonte: USN
@CAS