US Navy substituirá treinadores T-44C Pegasus por novos T-54A METS. A Marinha dos EUA (US Navy) concedeu à Textron Aviation um contrato no valor de US$ 677 milhões para desenvolver o substituto para seus bimotores Beechcraft T-44C Pegasus (versão militar do Beech King Air B90). A futura aeronave será designada T-54A METS (Multi-Engine Training System).
O T-54A METS será a plataforma de treinamento avançado para alunos da Marinha (USN), Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) e Guarda Costeira (USCG) durante a etapa multimotor e IFR (regras de voos por instrumentos) do curso de piloto militar.
O pedido inicial será para dez aeronaves, e tem o valor estimado de US$ 113 milhões, enquanto o valor total envolve a aquisição de até 64 aeronaves, além de equipamentos associados, suporte, peças sobressalentes e treinamento inicial.
Baseado em uma versão modificada do Beechcraft King Air 260, o T-54A METS contará com uma cabine de comando com assento auxiliar para um terceiro tripulante (além dos dois pilotos); moderno cockpit com displays multifuncionais; mapa digital dinâmico; equipamentos rádios VHF/UHF redundantes; sistema integrado de GPS/Inercial; sistema gerenciamento de voo e navegação atualizados; avançado radar meteorológico; gravador de dados do cockpit; entre outros opcionais.
Atualmente os T-44C Pegasus são operados pela Training Air Wing (TAW) 4, sediada na NAS Corpus Christi, no Texas. A Unidade tem dois Esquadrões de Treinamento Pegasus, o VT-31 “Wise Owls” e o VT-35 “Stingrays”.
As entregas das primeiras unidades dos novos T-54A METS estão programadas de 2024 a 2026. A Marinha espera começar a aposentar os antigos T-44C aproximadamente seis meses após receber o primeiro T-54A.
@FFO