US Navy seleciona o Electra para produzir aeronave logística eSTOL embarcada. A empresa americana Electra Aero, anunciou em maio que a US Navy concedeu-lhe um contrato sob ordem do Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR) para explorar o uso da sua aeronave elétrica de decolagem e pouso curtos (eSTOL) como uma solução de aviação de próxima geração para logística em um ambiente contestado.
Neste estudo, a Electra Aero trabalhará com as partes interessadas da Marinha para definir casos de uso logístico contestados específicos e conduzir um estudo de projeto conceitual para avaliar como sua aeronave eSTOL híbrida-elétrica pode abordar e preencher as lacunas e necessidades únicas da Marinha. A logística contestada, um tema chave de interesse para a segurança nacional, refere-se essencialmente ao movimento de pessoal militar ou de fornecimentos logísticos de e para áreas que são difíceis de alcançar e/ou apoiar.
Além dos casos de uso de logística tática padrão, este avião também é visto como um facilitador para a geração expedicionária de energia, redes mesh e até mesmo como um nó essencial para o emprego do Comando e Controle Conjunto em Todos os Domínios (Joint All-Domain Command and Control – JADC2). Estes são fatores de mudança para iniciativas de modernização da força na Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.
Electra é uma empresa aeroespacial de última geração, líder em mobilidade urbana e regional sustentável. A empresa está construindo aviões limpos, híbrido-elétricos, de decolagem e pouso curtos (eSTOL) que transportam pessoas e cargas de maneira mais silenciosa, mais longa e mais econômica. A tecnologia da Electra oferece 2,5x a carga útil e um alcance 10 vezes maior, com custos operacionais 70% mais baixos do que as alternativas de decolagem vertical, com muito menos risco de certificação.
A equipe da Electra inclui alguns dos mais respeitados e bem-sucedidos empreendedores e engenheiros em projetos de aeronaves inovadoras, com mais de 40 aeronaves anteriores desenvolvidas e/ou certificadas com sucesso. Seu desenvolvimento tecnológico é apoiado pela Lockheed Martin Ventures, Virginia Innovation Partnership Corporation (VIPC), Statkraft Ventures e outros investidores privados, além de contratos com a NASA, a USAF, o US Army e a US Navy.
@CAS