Desenvolvido em meados da década de 1960, o E-2 Hawkeye continua sendo a principal aeronave AEW embarcada da USN, sendo a atual versão o E-2D, a quarta variante fabricada pela Northrop Grumman.
Para obter maior prontidão e disponibilidade da frota, o Commander, Naval Air Forces (CNAF) realizou recentemente uma revisão do processo de Intervalo de Manutenção Periódica (PMI – Periodic Maintenance Interval) E-2D.
Há menos de dois anos, o Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW) foi fundamental para a realização de outra diretiva do CNAF. A redução de 107 para 34 o número de F/A-18E/F baixados por falta de um componente, elevando a frota para 341 Super Hornets pronto para a missão em 2020.
Como na diretiva Super Hornet, o FRCSW conduzirá a revisão PMI do E-2D no âmbito do Sistema de Sustentação da Marinha (NSS) em colaboração com o Boston Consulting Group (BCG). O NSS é uma iniciativa do Secretário da Marinha (SECNAV) destinada a aumentar a produção e a velocidade. SECNAV recrutou o BCG para analisar e melhorar os procedimentos existentes para melhorar a qualidade da produção e eficiência dos custos.
“Assim que o BCG implementou o NSS na Naval Air Station Lemoore, começamos a identificar nossas restrições e ineficiências e direcionar elas essas discrepâncias específicas para otimizar nossos processos e, possivelmente, reduzir o tempo de ciclo do PMI do E-2D”;
Joey Baesas – Gerente Adjunto do Programa Produção E-2/C-2.
A Equipe de Apoio à Frota e o Escritório do Fleet Support Team and the E-2/C-2 Airborne Command and Control Systems Program Office (PMA-231) se juntarão a FRCSW e BCG na análise das tarefas de especificação do PMI do E-2D. Já na extremidade de logística e abastecimento, a participação do Naval Supply Systems Command (NAVSUP), Defense Logistics Agency (DLA) e do Maintenance, Repair and Operations (MRO) Logistics influenciará significativamente o PMI do E-2.
O FRCSW realiza dois níveis de manutenção programada na fuselagem: um intervalo leve de manutenção periódica (PMI-1) no FRCSW de Pt Mugu e no FRC Mid-Atlantic, e o PMI-2 na Naval Air Station North Island. O PMI atualmente é baseado em um ciclo de 96 meses: PMI-1 concluído a cada 48 meses e PMI-2 48 meses depois.
O PMI-1 visa áreas específicas da fuselagem (principalmente a cauda), onde os mecânicos inspecionam quanto a corrosão, rachaduras, problemas mecânicos e elétricos.
Embora não seja uma revisão completa, o PMI-2 é uma importante desmontagem da fuselagem da aeronave. A manutenção removem as asas, motores, trem de pouso e cauda. A tinta anticorrosiva da aeronave é removida e uma avaliação detalhada do metal é realizada visando rachaduras, corrosão, esfoliação e outras anomalias de superfície.
Nas inspeções do PMI-2, os mecânicos costumam descobrir danos além do escopo da especificação do PMI. Os reparos autorizados pelo cliente são chamados de reparos em serviço (ISR) e geralmente são concluídos durante o evento do PMI. A FRCSW é a única unidade que realiza o PMI-2 na fuselagem E-2 e opera uma equipe de 154 funcionários.
“Há um número limitado de E2-D no inventário naval, e os PMIs são específicos para um ciclo do calendário e só são necessários quando a aeronave atinge esse ciclo. No entanto, esperamos que as induções aumentem de sete a nove por ano”.
Joey Baesas – Gerente Adjunto do Programa Produção E-2/C-2.
Em janeiro passado, o Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW) devolveu seu primeiro E-2D após completar o PMI-2 para o Carrier Airborne Early Warning Squadron 120 (VAW-120).
@CAS