US Navy recebeu os dois primeiros Beechcraft T-54A METS. Os dois primeiros bimotores Beechcraft T-54A METS (Multi-Engine Training System) adquiridos pela Marinha dos Estados Unidos (US Navy), pousaram na Estação Aérea Naval (NAS) de Corpus Christi, no Texas, nos dias 17e 18/04. As novas aeronaves iniciam a transição da envelhecida frota de T-44C Pegasus do Comando de Treinamento de Aviação Naval (CNATRA – Chief of Naval Air Training).
As duas primeiras aeronaves da Ala de Treinamento Aéreo 4 (TAW-4 – Training Air Wing Four), matrículas militares navais (BuNo) 170744 (c/n BY-470) e BuNo 170745 (c/n BY-471), receberam uma inédita pintura cinza brilhante, diferente das centenas de aeronaves de treinamento em laranja e branco do CNATRA. O novo padrão é similar às aeronaves P-8A Poseidon e E-2D Hawkeye e visa restabelecer uma ligação entre a Unidade de treinamento e a frota operacional.
Baseado em uma versão modificada do Beechcraft King Air 260, os treinadores T-54A METS serão as novas plataformas de treinamento avançado para alunos da Marinha (USN), Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) e Guarda Costeira (USCG) durante a etapa multimotor e IFR (regras de voos por instrumentos) do curso que forma os futuros pilotos navais de P-8A Poseidon, E-2D Hawkeye e C-130 Hercules.
Em abril do ano passado, a US Navy concedeu à Textron Aviation um contrato no valor de US$ 677 milhões para desenvolver os novos T-54A METS com o objetivo de substituir os antigos Beechcraft T-44C Pegasus (versão militar do Beech King Air B90), em serviço desde o final da década de 1970.
O pedido inicial será de dez aeronaves, com valor estimado de US$ 113 milhões, enquanto o valor total envolve a aquisição de até 64 aeronaves, além de equipamentos associados, suporte, peças sobressalentes e treinamento inicial. O valor total do contrato poderá chegar a aproximadamente US$ 677 milhões.
O bimotor turboélice Beech T-54A METS conta com uma cabine de comando com assento auxiliar para um terceiro tripulante (além dos dois pilotos); moderno cockpit com displays multifuncionais; mapa digital dinâmico; equipamentos rádios VHF/UHF redundantes; sistema integrado de GPS/Inercial; sistema gerenciamento de voo e navegação atualizados; avançado radar meteorológico; gravador de dados do cockpit; entre outros opcionais.
Atualmente os T-44C Pegasus são operados pela Training Air Wing (TAW) 4, sediada na NAS Corpus Christi, no Texas, que conta com dois Esquadrões de Treinamento, o VT-31 “Wise Owls” e o VT-35 “Stingrays”. As entregas dos novos METS estão programadas para ocorrer entre 2024 e 2026, divididas em três lotes: 1 com 10 T-54A; 2 com 27x T-54A e 3 com 27x T-54A. A medida que os novos T-54A vão chegando, os envelhecidos T-44C vão sendo desativados.
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A Textron Aviation anunciou que entregou no início de maio as duas primeiras de 64 aeronaves Beechcraft King Air 260 do Multi-Engine Training System (METS) contratadas pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR) em 25 de janeiro de 2023.
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A Marinha dos EUA (USN) anunciou que designará seus novos bimotores Beechcraft T-54A como "Marlin II". A aeronave está substituindo a envelhecida frota de Beechcraft T-44C "Pegasus" na missão de treinamento multimotor/IFR do Comando de Treinamento de Aviação Naval (CNATRA).
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A Marinha dos EUA (US Navy) concedeu à Textron Aviation um contrato no valor de US$ 677 milhões para desenvolver o substituto para seus bimotores Beechcraft T-44C Pegasus (versão militar do Beech King Air B90). A futura aeronave será designada T-54A METS (Multi-Engine Training System).
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