US Navy recebeu o primeiro F-5 comprado da Suíça. A Marinha dos Estados Unidos recebeu recentemente na Estação Aérea Naval de Cecil Field, em Jacksonville, na Flórida, o primeiro dos 22 caças F-5 Tiger II adquiridos da Força Aérea Suíça (SAF). A aeronave faz parte da segunda fase do projeto ARTEMIS (Avionics Reconfiguration and Tactical/Modernization for Inventory Standardization) mantido pela US Navy.
O F-5E ex-SAF J-3052, chegou ao Tactical Air Support de Cecil Field a bordo de um C-130J Hércules do Esquadrão de Transporte e Reabastecimento Aéreo (VMGR) 234 do do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).
A segunda fase do ARTEMIS tem por objetivo manter operacional a frota de caças F-5N+ Tiger II “agressors” (adversários) utilizados como inimigos nos voos de treinamento de combate avançado para os aviadores navais da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.
Em 2020 a US Navy negociou com o governo suíço a compra de 22 aeronaves F-5E Tiger II desativadas pela Força Aérea Suíça. Para implementar a primeira etapa do ARTEMIS, a Marinha dos EUA contratou a empresa RUAG, sediada em Emmen, na Suíça, para realizar a inspeção e revisão de motores.
A transferência dos jatos para o Tactical Air Support de Cecil Field, faz parte da segunda etapa do Programa. Em Cecil Field, onze dos caças passarão pela padronização F-5N+ agressor, recebendo modernos aviônicos,cabine de comando no conceito “glasscockpit” e sistemas de missão.
O cronograma indica que todos os 22 F-5 serão entregues nos EUA até meados de 2025, e a conclusão do Programa ARTEMIS em 2028, quando os 11 “novos” F-5N+ serão incorporados à frota operacional da US Navy e do USMC.
Fonte: NAVAIR
@FFO