US Navy realiza voos de teste do alvo aéreo BQM-177A na costa do Japão. O escritório do programa de Alvos Aéreos da Marinha dos Estados Unidos (PMA-208), concluiu recentemente três voos de teste com o BQM-177A, o seu mais novo alvo aéreo subsônico. Os testes foram realizados nos dias 09 e 10 de setembro, e objetivaram a preparação para a obtenção da Capacidade Operacional Total (FOC – Full Operational Capability) ainda neste ano.
O Detachment-Far East (DET FE) do Pacific Missile Range Facility (PMRF), com o apoio da equipe de Alvos do Pacífico e de Operações Navais do PMA-208, conduziu os testes de qualificação do BQM-177A, a bordo do destróier da classe Arleigh Burke, USS Barry (DDG-52), na costa do litoral japonês.
“Aprendemos muito com esses eventos, e agora sabemos como preparar essa capacidade no futuro para outros navios de superfície. A equipe foi fantástica desde o planejamento até a execução dos testes”, disse Don Blottenberger, Gerente do Programa PMA-208.
O DET FE atualmente dispara cerca de oito a 10 alvos BQM-74 por ano, de acordo com a disponibilidade de estoque, e agora o BQM-177A qualificado oferecerá maior flexibilidade para as missões de treinamentos operacionais da nossa frota.
Até agora, a empresa Kratos, fabricante do BQM-177A, já atingiu mais de uma centena de metas previstas para o FOC. Os locais operacionais da Costa Leste e Oeste estão usando os alvos para operações baseadas em terra. Os testes recentes, qualificam o BQM-177A para operações terrestres e marítimas, marcando sua prontidão para o FOC.
O BQM-177A simula ameaças de mísseis de cruzeiro anti-navio subsônicos modernos, lançados do ar, terra, superfície e de subsuperfície, e a sua utilização em treinamentos, serve para avaliar a eficiência para os sistemas de defesa aérea embarcados. O alvo é capaz de atingir velocidades superiores a Mach 0.95 e uma altitude sobre o mar de até 6,6 pés (dois metros).
Fonte: NAVAIR
@FFO