

US Navy realiza voo simulado de CCA com F-35B/C. O Naval Air Warfare Center Aircraft Division Advancing (NAWCAD), alcançou um marco no avanço da integração da aeronave F-35 Lightning II da US Navy com a Collaborative Combat Aircraft (CCA) durante uma recente demonstração tática em seu Ambiente Conjunto de Simulação (JSE — Joint Simulation Environment).
O evento simulado demonstrou como a modelagem e a simulação avançadas podem desenvolver táticas e estratégias para aeronaves de quinta geração, como o F-35, que operam com sistemas de combate não tripulados.
Durante a demonstração, os pilotos do F-35 utilizaram tablets com tela sensível ao toque para controlar CCA durante missões simuladas. Utilizando sistemas avançados de comunicação operacional e mísseis guiados com precisão, os pilotos enfrentaram ameaças complexas no ambiente virtual altamente realista do JSE.
O JSE é o campo de treinamento e testes digitais de última geração do Departamento de Guerra, que replica cenários de combate reais em um ambiente virtual. Construído por engenheiros do NAWCAD, o JSE combina simuladores de cabine, software avançado e telas visuais em formato de cúpula, permitindo que os pilotos treinem e testem sistemas em um ambiente seguro e controlado.
O JSE permite que os pilotos realizem mais missões em uma semana do que realizariam em campos de tiro ao ar livre em um ano, aprimorando suas habilidades e aumentando seu nível de prontidão.
Os sistemas CAC da Marinha são veículos de combate não tripulados multifuncionais que operarão ao lado de caças tripulados, aumentando a eficácia das plataformas tripuladas em ambientes altamente disputados. Eles são cruciais para a estratégia futura do Departamento, permitindo que os pilotos se concentrem na tomada de decisões de alto nível, enquanto expandem simultaneamente as capacidades operacionais. A Equipe Conjunta de Operações Especiais (JSE) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de táticas e conceitos operacionais para a integração desses sistemas com plataformas de quinta geração, como o F-35.
O JSE da NAWCAD continua a integrar plataformas adicionais e aprimorar a fidelidade de seu ambiente simulado com as adições planejadas do E-2D Advanced Hawkeye, do F/A-18E/F Super Hornet e do EA-18G Growler, para permitir testes e treinamento integrados no ano fiscal de 2026.
O NAWCAD abriga dezenas de esquadrões e centenas de pilotos anualmente, promovendo a colaboração e internacional no treinamento avançado de combate aéreo. O Exercício Especial Conjunto (JSE) está se expandindo com novas instalações da Marinha e da Força Aérea em desenvolvimento na Estação Aeronaval de Fallon, na Base Aérea de Nellis e na Base Aérea de Edwards para treinar pilotos táticos.
O NAWCAD emprega pessoal militar, civil e contratado. Opera campos de teste, laboratórios e aeronaves para apoiar os testes, a avaliação, a pesquisa, o desenvolvimento e a manutenção de todas as plataformas de aviação da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS