

US Navy realiza exercício conjunto de artilharia com A-10 Thunderbolt II da USAF. O navio de combate litorâneo USS Santa Barbara (LCS 32) da Marinha dos EUA e um jato de ataque A-10 Thunderbolt II da USAF recentemente realizaram um exercício conjunto de tiro marítimo com munição real no Golfo Pérsico. A informação foi divulgada pelo Comando Central das Forças Navais dos Estados Unidos (NAVCENT) e pela 5ª Frota.

O Exercício “Killer Tomato” combinou artilharia de superfície do navio USS Santa Barbara (LCS 32), sendo o A-10 Thunderbolt II (ou Warthog) fornecendo apoio aéreo aproximado. O objetivo foi praticar surtidas coordenadas entre a artilharia aérea e marítima.
O Comando Central das Forças Navais dos EUA afirmou que os A-10 tem papel consolidado nesse tipo de operação conjunta devido a sua capacidade de fornecer apoio aéreo aproximado e de operar em baixa altitude por períodos prolongados.

O Exercício Killer Tomato foi projetado para aprimorar a proficiência em artilharia de superfície, ao mesmo tempo que reforça a integração aérea-marítima, bem como a prontidão para o combate. A participação repetida do A-10 permitiu que as tripulações dos navios treinassem procedimentos de comando e controle, sincronização e comunicações com a aeronave.
De acordo com a Marinha Americana, o USS Santa Barbara está destacado na área de operações da 5ª Frota dos EUA para apoiar a segurança e a estabilidade marítimas no Oriente Médio. A missão do navio inclui operações de guerra de superfície e segurança marítima em conjunto com forças americanas e parceiras.

O A-10 Thunderbolt II foi projetado para fornecer apoio aéreo aproximado, utilizando uma combinação de sensores embarcados, fogo de canhão e munições guiadas de precisão. Seu uso contínuo em exercícios como o Killer Tomato reflete seu papel em cenários onde são necessárias presença sustentada, confirmação visual de alvos e coordenação direta com as unidades apoiadas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO