• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

US Navy oficializa nome do E-130J TACAMO: Phoenix II

11 de agosto de 2025
US Navy oficializa nome do E-130J TACAMO: Phoenix II. Arte LM.
US Navy oficializa nome do E-130J TACAMO: Phoenix II. Arte LM.

US Navy oficializa nome do E-130J TACAMO: Phoenix II. No início deste ano, a US Navy já havia confirmado a designação oficial para sua futura aeronave TACAMO (Take Charge and Move Out): E-130J. No início de agosto, o E-130J ganhou um nome e sobre nome: Lockheed Martin E-130J Phoenix II.

O anúncio veio do Bureau of the Navy Airborne Strategic Command, Control and Communications Programme (PMA-271) and Strategic Communications Division 1 (SCW-1).

O PMA-271 está adquirindo o E-130J para aliviar a atual frota E-6B Mercury na missão TACAMO, cuja função principal é fornecer links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional dos EUA (Presidente, Secretário de Defesa e Comando Estratégico) com o Comando da frota de submarinos de mísseis balísticos.

E-6B Mercury. Foto: US Navy.
E-6B Mercury. Foto: US Navy.

Baseado no Lockheed C-130J-30 Super Hércules, o E-130J Phoenix II apresenta:

  • Uma fuselagem estendida que fornece espaço adicional para sistemas de missão e tripulação
  • Trem de pouso aprimorado e modificado para suportar o aumento de peso e as demandas operacionais da aeronave
  • Sistemas de missão avançados, incluindo comunicações de frequência muito baixa (VLF), reforço de pulso eletromagnético nuclear (EMP) e atualizações de segurança cibernética
  • Capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas de pouso curtas e sem melhorias

A TACAMO é de responsabilidade da Ala de Comunicações Estratégicas 1 (SCW-1), composta por três Esquadrões Aéreos de Reconhecimento, o VQ-3 “Ironman”, o VQ-4 “Shadows” e o VQ-7 “Roughnecks”, sediados na Base Aérea da USAF de Tinker, Oklahoma.

A Marinha planeja adquirir 23 aeronaves E-130J Phoenix II, com as primeiras entregas previstas para 2028 e a Capacidade Operacional Inicial (COI) prevista para o início da década de 2030.

Este cronograma está alinhado com a aposentadoria planejada da frota de E-6B Mercury e garante uma transição tranquila para a missão vital de comando e controle aéreo da Marinha.

Take Charge and Move Out (TACAMO)

Desde a Guerra Fria, aeronaves da US Navy desempenham a função de Posto de Comando Nacional Aerotransportado (ANCP — Airborne National Command Post). Uma das missões associadas é a TACAMO, onde as aeronaves atuam como pontes de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e a frota de submarinos balísticos da US Navy.

Essas aeronaves especiais transportam potentes transmissores VLF ligados a uma antena constituída por um longo cabo de arrasto retrátil com cerca de 11 km de extensão, capazes de transmitir e receber transmissões dos submarinos quando estão submersos. As características eletromagnéticas e a alta potência, permitem que as ondas VLF penetrem profundamente nas águas oceânicas por onde transitam os submarinos.

As missões TACAMO são caracterizadas por muitas horas de voo sobre a mesma área de interesse (um submarino), onde a aeronave “puxa o longo cabo” mantendo curvas fechadas de elevado ângulo de inclinação.

Esquemático de uma operação TACAMO (Fonte: NC).
Esquemático de uma operação TACAMO (Fonte: NC).

Conforme a Lockheed Martin, o E-130J será a 18ª variante do C-130 Hércules, entretanto não é a primeira vez que a missão TACAMO será realizada pelos icônicos quadrimotores. Iniciada na década de 1960, a missão TACAMO foi realizada por quatro EC-130G (C-130E), que posteriormente foram substituídos por dezoito EC-130Q (C-130H), também desativados. A USAF hoje usa o EC-130J Commando Solo III, baseado no C-130J.

US Navy já utilizaou  aeronaves TACAMO no C-130.  Na foto um EC-130 TACAMO do VQ-4 em voo em 1984. Foto: USN.
US Navy já utilizaou aeronaves TACAMO no C-130. Na foto um EC-130 TACAMO do VQ-4 em voo em 1984. Foto: USN.

Desde 1989, jatos E-6B Mercury (Boeing 707 modificados) atuam como ponte de retransmissão de comunicações e posto de comando estratégico aerotransportado. Ele fornece Comando Nuclear, Controle e Comunicações (NC3) aerotransportado para o Presidente, Secretário de Defesa e o Comando Estratégico dos EUA.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login