US Navy irá estabelecer dois esquadrões com os MQ-25A Stingray. Em uma palestra na exposição Sea-Air-Space da Marinha dos Estados Unidos, realizada entre 01 e 04/08 no National Harbor, em Maryland, o Gerente do Programa para Aeronaves Não-Tripuladas da Marinha, Capitão Chad Reed, revelou que serão ativados dois esquadrões equipados com os Boeing MQ-25A Stingray. De acordo com o oficial, as unidades serão os Unmanned Carrier Lançado Multi-Role Squadron (VUQ) 11 e VUQ-12.
Em 01 de outubro do ano passado, o NAVAIR divulgou a criação da unidade de treinamento (VUQ-10), a ser ativada em 2021. Esta unidade fará parte da Frota do Pacífico, e estará subordinada a Ala de Logística de Comando e Controle Aerotransportado (ACCLOG-WING – Airborne Command & Control Logistics Wing), que também comanda a atual frota de aeronaves E-2 Hawkeyes e C-2 Greyhounds.
Os primeiros MQ-25 serão usados em treinamentos, como parte do Time de Integração da Frota (FIT – Fleet Integration Team). O FIT, responsável por táticas, técnicas e procedimentos (TTP – Tactics, Techniques, and Procedures), acabará por entregar seus conhecimentos ao FRS (Fleet Replacement Squadron), ou seja, ao VUO-10. A base do VUQ-10 é a Base Naval de Ventura Country/NAS Point Mugu, na Califórnia. A base dos dois novos esquadrões ainda não foi revelada. Os esquadrões “VUQ” irão implantar destacamentos para as atuais unidades Hawkeye, que irão operar cinco Stingrays cada.
A Marinha dos EUA planeja comprar 72 Stingrays, no valor de US$ 13 bilhões, que inicialmente fornecerão reabastecimento aéreo para a CVW, empregando sistemas de REVO dois Cobhan 31-300 Series Buddy Store. Além de reabastecimento, o MQ-25 também deverá cumprir outras missões como ISR e no futuro até missões de ataque. O Stingray está programado para atingir a Capacidade Operacional Inicial (IOC) em 2025.
@FFO