US Navy integrará a GBU-53/B StormBreake nos F/A-18E/F. A US Navy começa a se preparar para por nas unidades operacionais a bomba planadora guiada Raytheon GBU-53/B StormBreake (anteriormente designada SBD-II ou Small Diameter Bomb II) no arsenal do Boeing F/A-18E/F Super Hornet, após declarar Capacidade Operacional Antecipada (EOC) em outubro.
O F/A-18E/F é o primeiro caça da USN a transportar o GBU-53B (SDB-II), dando à aeronave a capacidade de atingir alvos móveis em condições climáticas adversas e abordar alvos em cenários dinâmicos. A equipe concluirá dois eventos de teste operacional adicionais antes de declarar formalmente a Capacidade Operacional Inicial (IOC) em 2024.
“A equipe da US Navy e USAF, juntamente com a comunidade de testes e as partes interessadas da frota, trabalharam incansavelmente para agilizar o uso desta arma”, disse Tyler Alt, gerente do programa SDB-II da Marinha. “Esta arma dará aos nossos combatentes uma capacidade muito necessária e fornecerá a base para futuras armas habilitadas para rede.”
A GBU-53B “StormBreaker”, é uma arma de ataque de precisão lançada pelo ar que permite ao combatente derrotar alvos móveis e fixos. Usando um sistema GPS/INS para guiar até a vizinhança de um alvo em movimento, a arma consegue receber coordenadas atualizadas do alvo durante o voo por meio de comunicações bidirecionais de datalink (Link-16 ou UHF).
Ela pode operar em condições climáticas adversas por meio de seu buscador de modo triplo que emprega radar infravermelho e de ondas milimétricas para ver via neblina, fumaça e chuva.
O SDB-II é um programa de interesse conjunto liderado pela USAF e já está em operação nas aeronaves F-15E. A USAF já adquiriu 1500 unidades, que também serão fornecidas a US Navy. A GBU-53B também será compatível e utilizado em aeronaves F-16C/D e F-35. Um total de 28 GBU-53/B podem ser transportados pelo F-15E Strike Eagle usando sete unidades no pilone BRU-61/A, cada um carregando quatro bombas. Oito bombas com dois mísseis AIM-120C AMRAAM podem ser transportados no compartimento de armas do F-22 Raptor ou do F-35A Lightning II.
O porta-bombas da GBU-53B originalmente não cabia no compartimento de armas do F-35B, que é menor que do F-35A/C. Uma modificação será fornecida para coincidir com o pacote de software. Um F-35 poderá transportar 24 bombas no total, 8 internamente e 16 externamente. Uma característica importante da nova arma é maximizar o número de bombas transportadas pela aeronave de ataque. No F/A-18E/F está previsto até 16 bombas GBU-53B.
@CAS