US Navy fará a manutenção dos F-16C/D para a USAF. O Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW) inaugura uma nova era da aviação naval à medida que a US Navy continua o programa de aposentadoria gradual dos Boeing F/A-18A/B/C/D. Suprir a demanda de revisões e manutenção da renomada aeronave Lockheed Martin F-16 para a USAF.
À medida que o F/A-18 Hornet se aproxima de sua aposentadoria, o FRCSW está se preparando para a inclusão do F-16 em seu leque de manutenção. Em fevereiro de 2023, a capacidade de reparo e manutenção programada da USAF atingiu sua capacidade máxima. Foi então que o Gabinete do Programa F-16, contactou o FRCSW para avaliar a capacidade de auxiliar na tarefa de MRO (Maintenance, Repair and Operations).
Após várias visitas e reuniões, o Gabinete do Programa F-16 decidiu confiar ao FRCSW a tarefa de estabelecer uma linha de reparos para os modelos F-16 C e D. Esta decisão crítica colocou a responsabilidade sobre os ombros do Chefe da Divisão Externa de MRO-E do FRCSW, Jacob Weintraub. Weintraub, um engenheiro experiente com mais de 20 anos trabalhandocom Hornets, que agora irá supervisionar o projeto F-16 em vários locais do FRCSW, incluindo MCAS Miramar, NAS Lemoore e NAS Whidbey Island.
Esta transição, embora assustadora, não é intransponível. A compreensão abrangente de Weintraub dos processos de manutenção da Marinha, juntamente com sua formação técnica competente, garantem que os requisitos exclusivos de manutenção do F-16 serão atendidos.
Ao contrário da manutenção programada do F/A-18, a abordagem de manutenção do F-16 é baseada na descoberta e no reparo do que é encontrado. Os reparos iniciados são baseados em inspeções isoladas e específicas. Apesar da diferença na abordagem de manutenção das duas aeronaves, as capacidades orgânicas e a experiência dos engenheiros e artesãos do FRCSW prometem uma transição suave para esta operação.
As semelhanças estruturais entre o modelo F-16C/D e o F/A-18A/B/C/D ambos projetados na mesma época — significam que suas técnicas de reparo e interpretações de engenharia se alinham. Esta sinergia proporciona uma vantagem única ao FRCSW, tornando potencialmente o comando uma opção atrativa para futuras cargas de trabalho de reparação da USAF. Tecnologicamente, sob a supervisão do FRCSW, os F-16 passarão por inspeções estruturais para garantir que atendam à sua vida útil certificada.
Além disso, a recente inclusão de recursos de reparo em serviço (ISR — In-Service Repair) nesta aeronave permite que o FRCSW forneça manutenção de reparos em locais como a Naval Air Station Fallon. A manutenção das capacidades de ISR em uma frota de aviação ocorre muitas vezes reativamente, sem um cronograma pré-estabelecido.
Estas incluem o desenvolvimento de formação especializada para os artesãos, a obtenção da documentação técnica necessária, a acumulação de um inventário robusto de fornecimentos e componentes e a formação de uma equipa coesa e interdisciplinar.
Esse planejamento estratégico foi concebido para criar uma base sólida para esta nova capacidade de depósito no FRCSW, garantindo o lançamento do programa e o sucesso contínuo com mais garantia e experiência.
Estabelecer uma nova linha de reparos de manutenção é uma tarefa árdua, mas Weintraub encontra imensa satisfação em colaborar com uma equipe experiente e motivada. Ele enfatiza que a verdadeira missão vai além de meros reparos: trata-se de fornecer aeronaves seguras e prontas para treinamento e defesa, sublinhando a importância da pontualidade, do cumprimento do orçamento e, acima de tudo, de garantir que as capacidades defensivas do país permaneçam robustas.
Fonte: FRCSW
@CAS