The aircraft carrier USS Enterprise (CVN 65) makes its final voyage to Newport News Shipbuilding. The first nuclear-powered aircraft carrier will be dismantled at the shipyard prior to the scheduled commissioning of the next aircraft carrier Enterprise (CVN 80). (U.S. Navy photo courtesy of Huntington Ingalls Industries by John Whalen/Released)
US Navy estuda desmanche do 1º porta-aviões nuclear em estaleiro privado. A Marinha dos EUA (US Navy) está considerando enviar o antigo USS Enterprise (CVN-65), o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear, para desmanche em outro local que não o Estaleiro Público de Puget Sound, que tradicionalmente lida com o descarte de navios de guerra nucleares da frota norte-americana.
Um projeto de relatório de impacto ambiental divulgado recentemente pelo Departamento da Marinha e Reatores Navais afirma que o “Big E”, que participou de conflitos da Guerra Fria à Guerra Global ao Terror, deve ser desativado e descartado em um estaleiro privado. No entanto, não diz onde isso pode ocorrer, embora alguns porta-aviões convencionais tenham sido desmantelados no Texas.
O relatório diz que a Marinha quer “reduzir” seu estoque de navios ociosos, eliminar os custos de manutenção, descartar adequadamente os resíduos perigosos e continuar atendendo às necessidades operacionais do serviço.
O Puget Sound já mantém uma quantidade de navios operacionais da US Navy, e armazenar o ex.CVN-65 em outro estaleiro público custaria milhões de dólares ao serviço.
O Estaleiro Naval de Puget Sound, no Estado de Washington, e a Instalação de Manutenção Intermediária (PSNS e IMF), historicamente atendem o descomissionamento de navios movidos a energia nuclear, mas um porta-voz do Comando de Sistemas Navais da Marinha disse que o aumento da demanda de trabalho pode atrasar o processo por anos.
O estaleiro Bremerton pode não estar em condições de começar a desmantelar o ex-Enterprise até pelo menos, a década de 2030 ou 2040, de acordo com o The Kitsap Sun, que relatou os planos pela primeira vez. Em seu novo relatório preliminar, a Marinha diz que um estaleiro comercial poderia concluir o processo de descomissionamento mais cedo e com menor custo.
“Como resultado do aumento da carga de trabalho devido ao aumento do ritmo operacional da frota e à escassez de capacidade em todos os estaleiros públicos da Marinha, o PSNS & IMF é desafiado a executar sua carga de trabalho atual e projetada com as instalações existentes e planejadas”, afirmou o novo relatório da Marinha.
“Aproveitar as opções para realizar o descarte do ex-Enterprise em instalações comerciais é vantajoso para a Marinha, porque permite que Puget Sound priorize infraestrutura e mão de obra públicas limitadas de estaleiros para manutenção da frota ativa”, diz o relatório.
“A força de trabalho do estaleiro público da Marinha está sob tremenda pressão para executar sua missão principal de manter a frota operacional”, disse o relatório, explicando que deixar um estaleiro privado lidar com o trabalho de desmantelamento manteria os estaleiros da Marinha “focados no trabalho de manutenção de frota de alta prioridade”.
O ex-USS Enterprise foi comissionado em 1961 na Newport News Shipbuilding, na Virgínia, e operou por mais de 50 anos até ser desativado em 2012 e descomissionado em 2017 – quando a Marinha começou a avaliar a melhor maneira de desmantelar o navio e seus oito reatores nucleares.
Fonte: USNI News
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