US Navy estuda desmanche do 1º porta-aviões nuclear em estaleiro privado. A Marinha dos EUA (US Navy) está considerando enviar o antigo USS Enterprise (CVN-65), o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear, para desmanche em outro local que não o Estaleiro Público de Puget Sound, que tradicionalmente lida com o descarte de navios de guerra nucleares da frota norte-americana.
Um projeto de relatório de impacto ambiental divulgado recentemente pelo Departamento da Marinha e Reatores Navais afirma que o “Big E”, que participou de conflitos da Guerra Fria à Guerra Global ao Terror, deve ser desativado e descartado em um estaleiro privado. No entanto, não diz onde isso pode ocorrer, embora alguns porta-aviões convencionais tenham sido desmantelados no Texas.
O relatório diz que a Marinha quer “reduzir” seu estoque de navios ociosos, eliminar os custos de manutenção, descartar adequadamente os resíduos perigosos e continuar atendendo às necessidades operacionais do serviço.
O Puget Sound já mantém uma quantidade de navios operacionais da US Navy, e armazenar o ex.CVN-65 em outro estaleiro público custaria milhões de dólares ao serviço.
O Estaleiro Naval de Puget Sound, no Estado de Washington, e a Instalação de Manutenção Intermediária (PSNS e IMF), historicamente atendem o descomissionamento de navios movidos a energia nuclear, mas um porta-voz do Comando de Sistemas Navais da Marinha disse que o aumento da demanda de trabalho pode atrasar o processo por anos.
O estaleiro Bremerton pode não estar em condições de começar a desmantelar o ex-Enterprise até pelo menos, a década de 2030 ou 2040, de acordo com o The Kitsap Sun, que relatou os planos pela primeira vez. Em seu novo relatório preliminar, a Marinha diz que um estaleiro comercial poderia concluir o processo de descomissionamento mais cedo e com menor custo.
“Como resultado do aumento da carga de trabalho devido ao aumento do ritmo operacional da frota e à escassez de capacidade em todos os estaleiros públicos da Marinha, o PSNS & IMF é desafiado a executar sua carga de trabalho atual e projetada com as instalações existentes e planejadas”, afirmou o novo relatório da Marinha.
“Aproveitar as opções para realizar o descarte do ex-Enterprise em instalações comerciais é vantajoso para a Marinha, porque permite que Puget Sound priorize infraestrutura e mão de obra públicas limitadas de estaleiros para manutenção da frota ativa”, diz o relatório.
“A força de trabalho do estaleiro público da Marinha está sob tremenda pressão para executar sua missão principal de manter a frota operacional”, disse o relatório, explicando que deixar um estaleiro privado lidar com o trabalho de desmantelamento manteria os estaleiros da Marinha “focados no trabalho de manutenção de frota de alta prioridade”.
O ex-USS Enterprise foi comissionado em 1961 na Newport News Shipbuilding, na Virgínia, e operou por mais de 50 anos até ser desativado em 2012 e descomissionado em 2017 – quando a Marinha começou a avaliar a melhor maneira de desmantelar o navio e seus oito reatores nucleares.
Fonte: USNI News
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