US Navy ergue a quilha do USS Enterprise (CVN 80). US Navy colocou de pé no dia 27 de agosto a quilha do futuro porta-avões USS Enterprise (CVN 80) no estaleiro HII-Newport News (NNS), em Newport News, Virgínia. Ele é o terceiro navio da Classe Gerald R. Ford, que faz parte da nova geração de porta-aviões da US Navy.
Ledecky participou pessoalmente da histórica cerimônia de lançamento da quilha do porta-aviões mais avançado do país, enquanto Biles participou por meio de uma mensagem pré-gravada do World Champions Center em Spring, Texas. No sábado, depois que os soldadores da NNS Ephony King e Jonathan Rishor terminaram de soldar as iniciais dos atletas em pequenas placas de aço, o Armador Líder da NSS, Mike “Chile” Williams, passou um rádio para Ledecky, que deu o comando para o operador de guindaste da NNS Charlie Holloway para abaixar a unidade de quilha de 688 toneladas na doca seca. Esta seção do navio apoiará a metade dianteira da Enterprise, quando o CVN 80 estiver totalmente montado. As placas cerimoniais serão afixadas permanentemente na quilha do navio.
O trabalho na Enterprise está progredindo dentro do cronograma, desde que o NNS carregou a unidade de quilha da Enterprise durante o primeiro “super-lift” do navio em 5 de abril de 2022. Com o primeiro membro estrutural principal no lugar, os trabalhadores continuaram a erguer o porta-aviões em a doca seca juntando uma série de módulos pré-equipados.
“Este é um marco significativo para o navio e a classe”, disse o contra-almirante James P. Downey, diretor-executivo do programa para porta-aviões (PEO CV). “O estaleiro aprendeu lições da construção do USS Gerald R. Ford e John F. Kennedy e as aplicou diretamente na construção do Enterprise. Nossos parceiros do setor estão aplicando as melhores práticas de construção naval digital integrada no processo, e isso permite eficiências, tanto em termos de custo quanto de cronograma”.
O programa de construção em doca seca do CVN 80, por exemplo, compreende 131 desses super-elevadores. Em comparação, as tripulações ergueram o USS Gerald R. Ford (CVN 78) por meio de 162 superelevadores e o futuro USS John F. Kennedy (CVN 79) com 155.
O futuro USS Enterprise será o nono navio de guerra US Navy a levar o nome, sendo o primeiro um saveiro de guerra, encomendado em 1775, após sua captura dos britânicos durante a Guerra da Independência Americana. O último foi o porta-aviões USS Enterprise (CVN 65), o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear do mundo, que serviu de 1961 a 2017. Atualmente está ancorado nas proximidades do estaleiro, aguardando os resultados de uma declaração de impacto ambiental e uma decisão da Marinha sobre as opções de descarte.
Para homenagear o legado que une construtores e marinheiros durante a celebração do lançamento da quilha estava o suboficial aposentado Bill Norberg, de 99 anos, que serviu como chefe a bordo do USS Enterprise (CV 6) durante toda a Segunda Guerra Mundial. Norberg testemunhou, em primeira mão, inúmeros momentos cruciais durante a Guerra no Pacífico, incluindo o “Doolittle Raid” lançado do USS Hornet (CV 8) e a Batalha de Midway. O USS Enterprise de Norberg foi o sétimo navio a levar este nome.
Kevin Cormier, diretor-executivo interino da PEO Aircraft Carriers, observou que Norberg representa a ligação entre o CV 6 e o CVN 80. “A construção e manutenção de navios é um negócio difícil e duradouro. E a tarefa de preparar combatentes que servem ao marinheiro e enfrentam o desafio dos mares é mais crítica do que nunca. O serviço do chefe Norberg e sua humildade consumada é o que nosso negócio significa — uma cadeia que perdura por causa dos esforços dos marinheiros e nossos projetistas e construtores de navios para construir, sustentar e apoiar a frota de porta-aviões do país ao longo de um navio. Toda a vida útil, desde o projeto e construção até a inativação e descarte”.
As patrocinadores de navios são reconhecidos internacionalmente. Ledecky é três vezes atleta olímpica, participando dos Jogos de 2012, 2016 e 2020, ganhando 10 medalhas, além de 15 medalhas de ouro no Campeonatos Mundiais. Ledecky quebrou 14 recordes mundiais e 37 recordes americanos durante sua carreira. E em junho, Ledecky fez história ao se tornar a primeira nadadora a conquistar cinco títulos mundiais consecutivos em uma prova individual.
Já Biles é a ginasta feminina mais condecorada dos Estados Unidos, com 32 medalhas Mundiais/Olímpicas. Ela competiu em dois Jogos Olímpicos, 2016 e 2020, ganhando sete medalhas olímpicas — a maior conquistada por uma ginasta americana. Biles recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 7 de julho de 2022 por seu trabalho como defensora da conscientização sobre saúde mental.
Os porta-aviões da classe Gerald R. Ford deslocam aproximadamente 100.000 toneladas, têm 332 metros e pode navegar a mais de 30 nós. Projetado para ser operado por uma tripulação menor do que o porta-aviões da classe anterior, cada navio proporcionará economias significativas nos custos totais de propriedade durante uma vida útil de 50 anos, quando comparado aos navios da classe Nimitz que foram projetados para substituir. O futuro USS Enterprise está programado para substituir o USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69), que está atualmente programado para ser descomissionado em 2029.
Os Porta-Aviões da Classe Gerald R. Ford (CVN 21)
USS Gerald R. Ford (CVN 78)
USS John F. Kennedy (CVN 79)
USS Enterprise (CVN 80)
USS Doris Miller (CVN 81)
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS