US Navy envia o primeiro P-8A para atualização Increment 3 Block 2. A Marinha dos EUA (US Navy) enviou o primeiro P-8A Poseidon para o processo de atualização nos seus sistemas de missão, chamado Increment 3 Block 2. A aeronave chegou em 27/03 ao Centro de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) da Boeing, localizado no Aeroporto de Cecil, em Jacksonville, na Florida.
O programa faz parte da evolução natural dos sistemas embarcados nas aeronaves P-8A, e tem por objetivo manter a frota sempre atualizada para realizar as missões de Guerra Antissubmarino (ASW) e Anti-superfície (ASuW), bem como tarefas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). A previsão é que os trabalhos na primeira aeronave (BuNo 169562 # Código 562), estejam finalizados em janeiro de 2025.
O Increment 3 Block 2 envolve a atualização significativa de aviônicos, instalação de novos racks, novos radomes, antenas, sensores e cabeamentos. A modificação também incorpora um novo computador de missão com alto poder de processamento e arquitetura de segurança aprimorado, um novo sistema de comunicação de banda larga por satélite, capacidade de inteligência de sinais ASW, um sistema de busca, rastreamento, acústica, detecção e direcionamento de alvos.
“O Increment 3 Block 2 traz a capacidade para a qual o P-8A foi feito. Essas modificações permitirão que as tripulações procurem, localizem e rastreiem os submarinos mais avançados do mundo, permitindo que a frota acompanhe a ameaça com as capacidades necessárias para vencer o combate”, disse o Capitão Erik Thomas, gerente do programa de Patrulha Marítima do escritório do programa de aeronaves de reconhecimento, PMA-290.
Esta primeira atualização servirá como base para a “linha de produção” do restante das aeronaves que passarão pelo Increment 3 Block 2. Atualmente a US Navy possui uma frota com 119 Boeing P-8A Poseidon, distribuídos em 14 Esquadrões da ativa ou da reserva. Até hoje, estas aeronaves acumularam mais de 503.000 horas de voo e mais de 440.000 pousos.
@FFO