US Navy encomenda mais 17 F/A-18E/F Block III. A US Navy concedeu à Boeing Company um contrato de US$ 1,3 bilhão em 19 de março para a compra de 17 caças a jato F/A-18E/F Super Hornet Block III e entrega de um pacote de dados técnicos vitais para a sustentação da plataforma.
A Marinha recebeu fundos apropriados do Congresso para comprar esses Super Hornets para mitigar a escassez de caças de ataque. A entrega dos novos Super Hornet está programada para começar no inverno de 2026, com entrega final na primavera de 2027.
O Boeing F/A-18E e F/A-18F Super Hornet é um bimotor supersônico multifuncional com capacidade de operar embarcado em porta-aviões, derivado do McDonnell Douglas F/A-18 Hornet. A Atual versão F/A-18E/F e EA-18G está em serviço nas forças armadas dos EUA (FA/18E/F EA-18G), Austrália (F/A-18F e EA-18G) e Kuwait (F/A-18E/F). As variantes F/A-18E (monoplace) e F/A-18F (biplace) são versões maiores e mais avançadas do F/A-18C e D Hornet, respectivamente.
“Estou muito orgulhoso da nossa equipe; sua mentalidade focada na missão, abordagem baseada em dados e persistência resultaram em um acordo que beneficiará enormemente a sustentação das aeronaves Super Hornet e Growler no futuro. É nosso trabalho garantir que nossos combatentes tenham todos os recursos necessários para defender nossa nação e voltar para casa com segurança”, disse o Capitão Michael Burks, Gerente de Programa do Escritório do Programa F/A-18 e EA-18G.
“O pacote de dados técnicos foi uma parte crucial desta negociação; é necessário para a prontidão operacional da aviação naval e a sustentação pós-produção. O Super Hornet continua sendo uma aeronave predominante na ala aérea dos porta-aviões e continuará a fornecer capacidade de combate significativa na década de 2040”, disse o Contra-Almirante John Lemmon, Diretor Executivo de Programas de Aeronaves Táticas.
O Block II Super Hornet incorpora um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) aprimorado, telas maiores, capacete com HMD e vários outros aviônicos. Em 2010, a Boeing ofereceu aos potenciais clientes do Bloco III o “Roteiro Internacional”, que incluía tanques de combustível conformados, motores aprimorados, um pod Litening III, um novo sistema de alerta de mísseis (RWR) e IRST.
Ele ainda pode levar o Enclosed Weapons Pod (EWP), que possui quatro estações internas para munições, uma única aeronave pode transportar um total de três EWP, abrigando até 12 AMRAAMs e 2 Sidewinders. O cockpit da próxima geração possui uma tela sensível ao toque de 19 x 11 polegadas.
Em 2019, a Boeing recebeu um contrato de US$ 4 bilhões para entregar 78 Super Hornets Bloco III para a Marinha até o ano fiscal de 2021. A Marinha planeja assinar contratos anuais para converter todas as suas aeronaves Bloco II em variantes Bloco III até 2033.
@CAS