US Navy e USMC realizam inédita transferência de combustível entre helicóptero CH-53E e drone MQ-8C. A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), realizaram recentemente uma inédita transferência de combustível em solo de um helicóptero CH-53E Super Stallion para um helicóptero não tripulado MQ-8C Fire Scout. O teste foi realizado no final de julho no Centro de Combate Terrestre e Aéreo Twentynine Palms do USMC, na Califórnia.
O Exercício de Treinamento de Nível de Serviços (SLTE) 5-23 foi gerenciado pelo Esquadrão de Helicópteros Pesados da Marinha (HMH) 361, o Grupo de Aeronaves Navais 16 e pela 3ª Ala de Aeronaves Navais dos USMC, que reabasteceram em solo o drone MQ-8C Fire Scout do Esquadrão de Helicópteros de Combate (HSC) 21 da Marinha.
Durante o teste, o helicóptero de transporte pesado CH-53E dos USMC transferiu aproximadamente 700 libras (cerca de 300 litros) do seu próprio combustível para o drone MQ-8C. Essa quantidade é pequena para o CH-53E cuja capacidade é de cerca de 23 mil libras (aproximadamente 10 toneladas), mas é quase a totalidade suportada pelo Fire Scout.
A grande capacidade de combustível do CH-53E Super Stallion é ideal para manter os drones MQ-8C Fire Scout mais tempo em missão, principalmente em apoio às forças conjuntas no campo de batalha em ambientes litorâneos.
A US Navy utiliza seus helicópteros não tripulados MQ-8C Fire Scout como plataformas ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), operados embarcados em Navios tipo LCS (Littoral Combat Ship) projetados para operações próximas à costa e ambientes litorâneos.
@FFO