US Navy e Northrop Grumman vão modernizar E-2D Advanced Hawkeye. A Marinha dos EUA (US Navy) concedeu recentemente um contrato de US$ 845,5 milhões à Northrop Grumman Systems para desenvolver o projeto da próxima atualização da cabine de comando dos bimotores E-2D Advanced Hawkeye.
O projeto Delta System Software Configuration 6 (DSSC 6) será introduzido no ano fiscal de 2027 e deverá mudar significativamente o E-2D original, disse o Capitão Pete Arrobio, Gerente de programa do Escritório de Sistemas de Comando e Controle Aerotransportados E-2/C-2 (PMA-231).
“Essencialmente, com as mudanças e atualizações previstas no DSSC 6, os pilotos dos futuros E-2D Bloco II terão uma redução na sua carga de trabalho e melhor consciência situacional, através da introdução de atualizações vitais de prontidão e confiabilidade combinadas com melhorias de arquitetura e segurança cibernética”, disse Arrobio.
O DSSC 6 substitui os atuais sistemas de navegação, sistemas de exibição, controles e computadores de missão tática nos E-2D Advanced Hawkeye. Eles receberão uma moderna suíte de cockpit e combate que permitirá uma rápida integração de novos recursos, incluindo sistemas não proprietários de parceiros da indústria.
A previsão é que o os primeiros E-2D Bloco II equipados com o DSSC 6 estejam operacionais em 2029.
Fonte: NAVAIR
@FFO