US Navy define nomes dos dois próximos porta-aviões da Classe Ford. O nome dos dois próximos porta-aviões da Classe Gerald R. Ford foram definidos: serão batizados com os nomes dos ex-presidentes dos EUA de George W. Bush e William J. Clinton.
A Casa Branca confirmou a informação em nota, no dia 13/01, homenageando assim em vida dois dos ex-presidentes americanos. A Classe Ford veio suceder à Classe Nimitz, como o mais novo conceito em porta-aviões nuclear convencional da US Navy. Com 100 mil toneladas, 333 m de comprimento, a Classe Ford consegue levar até 75 aeronaves e uma tripulação de mais de 4 mil militares. Foi encomendado em 2008, tendo o primeiro sido entregue me 2017. Estão previstos 10 unidades, ao custo de US$ 38 bilhões.
Será o segundo porta-aviões nuclear a ter o nome Bush. Vale lembrar que o último dos 10 navios da classe Nimitz, o CVN-77, é batizado com o nome de George H. W. Bush, igualmente ex-presidente americano e pai de George W. Bush.
Classe Ronald R Ford.
Os cinco primeiros navios da Classe Ford irão substituir na ordem de comissionamento os porta-aviões USS Enterprise (CVN-65), USS Nimitz (CVN-68), USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), USS Carl Vinson (CVN-70) e USS Theodore Roosevelt (CVN-71), estes quatro últimos todos da Classe Nimitz. Ainda não foi definido quem o futuro CVN-82 vai substituir.
@CAS