• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

US Navy declara operacional o sistema JAPALS

21 de maio de 2021
US Navy declara operacional o sistema JAPALS. Um F-35C VFA-147 pousa no porta-aviões nuclear da classe Nimitz USS Carl Vinson (CVN 70). O Sistema de Aproximação e Aterragem de Precisão Conjunta atingiu a capacidade operacional inicial em 4 de maio de 2021, fornecendo uma abordagem precisa e capacidades de pouso para porta-aviões táticos em apoio às operações da aviação naval americana (Foto: USN).
US Navy declara operacional o sistema JAPALS. Um F-35C VFA-147 pousa no porta-aviões nuclear da classe Nimitz USS Carl Vinson (CVN 70).
O Sistema de Aproximação e Aterragem de Precisão Conjunta atingiu a capacidade operacional inicial em 4 de maio de 2021, fornecendo uma abordagem precisa e capacidades de pouso para porta-aviões táticos em apoio às operações da aviação naval americana (Foto: USN).

US Navy declara operacional o sistema JAPALS. A US Navy declarou capacidade operacional inicial (IOC – Initial Operational Capability) para o Joint Precision Approach and Landing System (JPALS) ou Sistema de Aproximação e Pouso de Precisão Conjunta no último dia 4 de maio, sinalizando que o sistema está pronto para fornecer aproximação de precisão e pouso nos porta-aviões nucelares da classe Nimitz, em apoio às operações da aviação naval americana em todo o mundo.

JPALS é um sistema que tem como base o sistema de posicionamento global (GPS) que se integra com ao controle de tráfego aéreo a bordo do navio e as arquiteturas de sistema de pouso, para orientar aeronaves de asa fixa no recolhimento ao porta-aviões nucleares (CVN) e navios de assalto anfíbio (LHA/LHD) em todas condições meteorológicas e de situação da superfície do mar. Nos navios de assalto anfíbio LHA (Landing Helicopter Assault) e LHD (Landing Helicopter Dock) o JPALS começaram a ser implantado desde 2016.

“O JPALS atingiu um marco histórico, que apóia nossa necessidade de entregar, operar e manter uma Marinha com foco em nossas funções principais de controle do mar e projeção de poder”, disse o comandante. Jeff “Doogie” Dugard, Diretor da Agência de Avaliação e Padrões de Controle de Tráfego Aéreo e Aéreo Naval. 

O IOC foi declarado pelo Contra-Almirante Gregory Harris, Diretor da Air Warfare Division, N98, após a instalação, integração e certificação de voo da primeira unidade de produção do JPALS a bordo do USS Carl Vinson (CVN 70) em dezembro de 2020. Após a certificação de voo, a equipe do JPALS continuou trabalhando com a comunidade de teste operacional da Marinha para demonstrar que o F-35C poderia efetivamente conduzir aproximações de precisão no mar. A declaração de operacionalidade do JPALS IOC é o resultado de muitos anos de desenvolvimento do sistema e atividades de teste, que começaram em 2008.

O JPALS tem apoiado as implantações de F-35B em navios de assalto anfíbio da classe LH desde 2016 e agora fornecerá navegação de precisão, capacidade de aproximação e pouso em todos os climas para todos as implantações de F-35C nos CVN. O JPALS também apoiará operações futuras com o MQ-25A Stingray a bordo dos CVN.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login