US Navy declara IOC do IRST dos F/A-18E/F Super Hornet. A US Navy declarou capacidade operacional inicial (IOC) para o Infrared Search and Track (IRST) do F/A-18 E/F Bloco II em novembro de 2024, fornecendo à frota uma capacidade aprimorada de buscar, detectar e rastrear alvos aéreos a longo alcance.
“Atingir o IRST IOC é um marco importante em nossos esforços abrangentes para fornecer capacidade avançada de combate integrado à frota”, disse o Contra-Almirante John Lemmon, Diretor Executivo do Programa de Aeronaves Táticas. “O IRST fornece dados para nossa tripulação aérea melhorar o tempo de reação e a capacidade de sobrevivência, permanecendo inalterado pelo bloqueio de radiofrequência.”
O IRST aumenta a consciência situacional da tripulação aérea ao suplementar as capacidades de detecção e rastreamento ar-ar e, de forma autônoma ou em combinação com outros sensores, suporta a orientação de mísseis além do alcance visual. Ele atua como um sensor complementar ao radar de controle de tiro AN/APG-79 da aeronave em um ambiente de ataque eletrônico pesado ou de radar negado.
O sistema alcançou o IOC após concluir o Teste Operacional Inicial e Avaliação com o Esquadrão de Teste e Avaliação Aéreo (VX) 9. O Escritório do Programa F/A-18 e EA-18G (PMA-265) fez parceria com militares, civis e contratados do VX-31 e VX-23 para alavancar uma nova combinação de instalações e ativos de teste operacional e de desenvolvimento ao longo do ano passado.
“O IRST IOC reflete o trabalho duro, a dedicação e a resiliência de uma equipe colaborativa de profissionais do governo e da indústria na entrega desta capacidade essencial aos combatentes”, disse o Capitão Michael Burks, Gerente do Programa PMA-265.
A Marinha trouxe o IRST para a frota por meio de uma abordagem de aquisição evolutiva em dois blocos em fases. Em 2011, o Bloco I integrou um sistema IRST existente no tanque de combustível do F/A-18 e, em 2019, a frota operou o sistema como parte de uma implantação inicial. O Bloco II adicionou um sensor aprimorado, processador atualizado e software adicional com uma primeira implantação planejada para 2025.
A decisão sobre a produção em larga escala está programada para a primavera de 2025 para autorizar a Marinha dos EUA a equipar totalmente seus esquadrões F/A-18E/F Super Hornet baseados em porta-aviões com o IRST Block II.
O PMA-265 é responsável por dar suporte, sustentar e avançar as aeronaves F/A-18A-D Hornet, F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler, fornecendo aos aviadores navais capacidades que permitem o sucesso da missão.
Fonte NAVAIR
@CAS