US Navy contrata Tactical Air Suport para treinamento agressor. A Tactical Air Suport (TacAir), empresa privada norte-americana especializada em treinamento aéreo militar, foi recentemente contratada pela Marinha dos Estados Unidos (US Navy) para fornecer treinamento “agressor” para seus pilotos de caça.
Os supersônicos Northrop F-5AT (Advanced Tiger) da TaCAir voarão missões adversárias Red Air contra caças F-35 de quinta geração nas Bases Aéreas de Hill, em Utah, e Eglin, na Flórida. O contrato de um ano se inicia no próximo mês de outubro, podendo ser renovado por quatro períodos de um ano.
“Estamos honrados em poder apoiar nossos militares, especificamente a Aviação Naval, neste contrato. Ele é o ápice do trabalho duro e do sucesso de nossa equipe, ao mesmo tempo em que apoia esforços essenciais para o treinamento e prontidão da Aviação Naval. O conjunto integrado de atualizações dos F-5 AT não apenas aumentará significativamente a capacidade da Tactical Air de replicar melhor as ameaças adversária de alto nível, mas também aumentará consideravelmente a segurança e expandirá o ambiente operacional da missão adversária” disse RC Thompson, CEO da Tactical Air.
A TacAir possui uma frota de aproximadamente 20 Northrop F-5E/F-5F adquiridos de segunda mão da Força Aérea Real da Jordânia, sendo que diversas células foram atualizadas para a versão “Advanced Tiger”. Os F-5AT possuem cockpit com LAD (Large Area Display) Garmin G3000, modernos equipamentos de comunicação, navegação CNS/ATM, ADS–B e um sistema de reconhecimento e alerta de terreno (TAWS ), controles HOTAS, além de novo receptor de alerta de radar Argus (RWR) e o radar Nemesis Mechanical Scanned Array (MESA).
@FFO