US Navy contrata empresa privada para treinamento de EW. A US Navy concedeu à Phoenix Air Group Inc. um contrato de US$ 165 milhões em 28 de junho, do tipo Serviços Aéreos Contratados (CAS) para simular uma variedade de ameaças no âmbito de missões de guerra eletrônica (EW — Electronic Warfare). O objetivo será treinar, testar e avaliar pessoal de bordo e operadores de sistemas de armas de esquadrões de aeronaves e tripulação aérea.
“O treinamento da frota contra forças de ataque eletrônico aerotransportadas é uma prioridade e um caminho crítico para atingir a superioridade do espectro eletromagnético”, disse o Capitão Greg Sutton, Gerente do Programa do Escritório de Aeronaves Adversárias e Especializadas (PMA-226). “O contrato de CAS EW fornece uma capacidade de simular tanto a ameaça quanto a densidade geral do espectro do combate atual e futuro, o que é essencial para o treinamento eficaz das tripulações aéreas.”
O contrato inclui o uso de 10 aeronaves de propriedade da Phoenix e operadas por seus subcontratados, que possam suportar até 5.000 horas de voo em missões EW por ano, para programação de treinamento da frota nas Costas Leste e Oeste. Elas podem ser usadas em uma variedade de locais, desde treinamento básico de controle de interceptação aérea a até grandes exercícios multinacionais e pequenos exercícios de treinamento de uma única unidade aérea.
“O CAS preenche de forma acessível os requisitos de treinamento críticos e obrigatórios, mitigando lacunas de prontidão e desinvestimentos de capacidade”, disse Matt Rhodes, líder da equipe de produtos integrados EW do PMA-226 CAS. “Ele fornecerá treinamento de defesa aérea da frota, incluindo a avaliação de ameaças em evolução por meio de aeronaves modificadas e exclusivamente configuradas conforme o necessário para simular ameaças EW hostis identificadas pelo Fleet Forces Command para eventos de treinamento ar-ar e ar-superfície.”
O contrato estípula apenas aeronaves a jato de EW, e é um a preço fixo, entrega indefinida/quantidade indefinida, com trabalho programado para começar em agosto de 2024 e ser concluído em agosto de 2029, portanto, de cinco anos.
As aeronaves de “missões especiais” da Phoenix Air — a maioria Bombardier Learjet 35, 35A e 36 podem ser equipadas com qualquer um dos seguintes sistemas de Guerra Eletrônica:
@CAS