

US Navy concluiu voos de testes do míssil Harpoon Block II modernizado. A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) concluiu em 16 de janeiro, o terceiro e último teste de voo planejado para o programa de modernização do míssil Harpoon Block II. Com isto, está encerrada a última etapa da campanha de testes de voo do míssil antinavio.
Conduzido pelo Escritório do Programa de Armas de Ataque de Precisão da Marinha (PMA-201) em parceria com a Boeing, os testes ocorreram a partir da Estação Aeronaval de China Lake e do Campo de Testes Navais de Point Mugu.
O Harpoon Block II foi lançado por um F-15SA a uma altitude de aproximadamente 12.000 pés, desceu para uma altitude inicial de 5.000 pés antes de prosseguir em direção ao alvo. Na fase terminal, o míssil executou um mergulho acentuado para o impacto, simulando um cenário de engajamento costeiro.

A Marinha afirmou que, as avaliações preliminares demonstraram que os objetivos previstos para os testes foram atingidos com sucesso. Foram realizadas as três etapas planejadas para validar o desempenho do Harpoon Block II em diferentes perfis de missão.
O primeiro lançamento-teste teve como objetivo verificar do sistema de guiamento e desempenho aerodinâmico. O segundo demonstrou a capacidade do míssil de atingir um alvo marítimo em movimento. O terceiro e último lançamento, confirmou a capacidade do Harpoon II de atingir um alvo terrestre, reforçando o papel multimissão da arma.
A atualização do Harpoon concentrou-se na substituição de componentes obsoletos, mantendo a compatibilidade com as plataformas de lançamento existentes. O objetivo é estender a vida útil da arma e apoiar a produção e o suporte contínuos para usuários dos EUA e de seus aliados.
Após a conclusão do último teste de voo e a análise de resultados, a Marinha informou que as primeiras entregas do Harpoon Block II atualizado estão previstas para acontecer até o final deste ano.
A família de mísseis Harpoon está em serviço há mais de cinco décadas e continua sendo utilizada pela Marinha dos EUA e por mais de 30 parceiros estrangeiros. O sistema oferece suporte a missões antinavio e de ataque terrestre em múltiplas plataformas, incluindo aeronaves e navios de combate de superfície.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO