US Navy conclui revisão por laser no primeiro F-35B do USMC. O Fleet Readiness Center East (FRCE) da Marinha dos Estados Unidos (USN) concluiu a primeira verificação de uma aeronave F-35B Lightning II sob o processo laser shock peening. Este processo, que tem sido utilizado na frota de F-22 Raptor e na fabricação de componentes de aeronaves, e utiliza pulsos de laser de alta energia para fortalecer os materiais sem adicionar metal ou peso adicional, o que resulta em aumento da vida útil da aeronave e custos de manutenção reduzidos.
O F-35B é a versão utilizada pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), com capacidade de pouso vertical e decolagem curta (STOVL). A verificação à qual foi submetida o jato naval, atende aos requisitos de qualidade e sistemas, através de uma combinação de inspeção, análise e testes.
Durante o procedimento, um feixe de laser de alta energia é disparado contra o metal, criando uma área de plasma na superfície atingida. O impacto cria uma onda de choque, que se propaga através do metal, e as tensões residuais compressivas permanecem. Essa compressão ajuda a melhorar a tolerância a danos do metal e a resistência à fadiga, resultando em um produto mais durável.
O processo de peening a laser é realizado em uma nova instalação de 16.000 pés quadrados, especialmente construída na Estação Aérea dos Fuzileiros Navais de Cherry Point, em Havelock, Carolina do Norte. Inaugurado em agosto de 2019, o local custou US$ 6 milhões, e compreende dois compartimentos conectados a uma área que abriga o gerador de laser.
O primeiro F-35, recentemente devolvido à frota operacional após passar pelo laser shock peening, entrou nas instalações do FRCE de NAS USMC Cherry Point, em junho de 2020. Ao todo foram necessárias quase 15.000 horas de trabalho neste processo.
A instalação do FRCE é a única no mundo com capacidade de verificação do processo laser shock peening em aeronave F-35. Uma segunda instalação no Complexo de Logística Aérea de Ogden, na Base Aérea de Hill, Utah, está programada para entrar em operação em breve, sendo o FRCE servindo como modelo.
O Fleet Readiness Center East é líder em manutenção em nível de depósito dos F-35B Lightning II, realizando modificações e reparos na variante STOVL do USMC desde 2013. O FRCE também atua nas variantes F-35A destinadas para decolagem e pouso convencionais, e no F-35C que opera embarcada em porta-aviões.
Fonte: NAVAIR
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