US Navy conclui instalação do primeiro UAWC MQ-25 no porta-aviões George HW Bush. A Marinha dos Estados Unidos, ou US Navy (USN), recentemente concluiu a instalação do Centro de Guerra Aérea Não Tripulado (UAWC) a bordo do porta-aviões USS George HW Bush (CVN 77). Trata-se de uma instalação inédita no mundo, onde os Pilotos de Veículos Aéreos (AVP) controlarão as operações aéreas do futuro drone MQ-25 Stingray.
Esta modificação ocorreu através de um grande esforço de vários anos, realizada de acordo com os diversos períodos de disponibilidade do navio e respeitando o seu cronograma de implantação operacional.
A UAWC inclui software e hardware que compõem o Sistema de Controle de Missão de Aviação Não Tripulado de Porta-Aviões (UMCS) MD-5E Ground Control Station (GCS) totalmente operacional e integrado. O UMCS é o sistema de controle do drone de reabastecimento em voo MQ-25.
“O UAWC do CVN 77 estabelece a base de como a Marinha dos EUA irá operar as aeronaves não tripuladas com o UMCS. Inicialmente esse sistema será empregado com o MQ-25, mas também a futuros sistemas não tripulados, como a Collaborative Combat Aircraft que irá compor a Ala Aérea Embarcada d futuro”, disse o Capitão Daniel Fucito, Gerente do Programa Unmanned Carrier Aviation (PMA-268).
Desenvolvido pela Marinha, o GCS inclui o Lockheed Martin Skunk Works® Multi Domain Combat System (MDCX™), juntamente com hardware de suporte adicionais. Atualmente estão sendo fabricados os equipamentos para instalação nos porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70), USS Theodore Roosevelt (CVN 71) e USS Ronald Reagan (CVN 76), previsto a partir do ano fiscal de 2025.
No início do ano que vem oUSS George HW Bush (CVN 77) participará dos primeiros testes operacionais no mar das redes do UAWC, com base nos testes iniciais do GCS simulado, realizado em janeiro no USS Abraham Lincoln (CVN 72).
“Esta será a primeira vez que os AVP do Esquadrão de Drones Multifuncionais Embarcados 10 (VUQ 10) operarão o MD-5 de um porta-aviões. Eles usarão o GCS do CVN 77 para operar um veículo aéreo simulado no laboratório em Pax River”, disse Joe Nedeau, líder do PMA-268 UMCS.
O PMA-268 é o principal integrador dos sistemas do MQ-25, trabalhando em estreita colaboração com a Boeing e a Lockheed Martin para viabilizar as operações no porta-aviões, incluindo deck handing, taxiamento e lançamento e recuperação. Quando operacional, o MQ-25 fornecerá uma capacidade de reabastecimento em voo para estender o alcance e a flexibilidade da Ala Aérea Embarcada nos porta-aviões da US Navy.
Fonte: NAVAIR
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