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US Navy começou a conversão do E-3D ex-RAF em E-6B Mercury

8 de outubro de 2022
US Navy começou a conversão do E-3D ex-RAF em E-6B Mercury (Foto: NAVAIR).
US Navy começou a conversão do E-3D ex-RAF em E-6B Mercury (Foto: NAVAIR).

US Navy começou a conversão do E-3D ex-RAF em E-6B Mercury. O Comando de Aviação Naval da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR) divulgou informações sobre o processo de conversão do Boeing E-3D Sentry AEW1 ex-Royal Air Force (RAF) em uma plataforma de treinamento para tripulantes de E-6B Mercury. A aeronave, ex-RAF ZH104 (c/n 24112), chegou em janeiro de 2020 no Aeroporto de Lake Charles, Louisiana (EUA), onde fica o Centro de Manutenção e Modificação da Northrop Grumman, responsável pela conversão.

Nas instalações da Northrop Grumman o ex-E-3D está sendo transformado externamente em um Boeing E-6B, onde serão removidos o grande radar externo, a sonda de reabastecimento em voo (padrão RAF), além de outras modificações que o deixarão semelhante aos Mercury da US Navy. Os testes de voo estão programados para começar no início de 2024, depois da conclusão das modificações e da revisão estrutural da aeronave.

Com a ativação desta nova plataforma de treinamento, o NAVAIR espera uma redução anual de cerca de 600 horas de voo e aproximadamente 2.400 ciclos (pousos e decolagens), aliviando a atual frota operacional de E-6B.

Atualmente a US Navy realiza todos os voos de treinamento dos tripulantes de E-6B nas 16 aeronaves operacionais. Esses voos expõem os E-6B a um desgaste desnecessário e impactam negativamente a prontidão e disponibilidade da frota. Além disso, a falta de uma aeronave dedicada aumenta o cronograma de treinamento dos tripulantes.

Apelidados de “Doomsday”, os E-6B Mercury fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Os E-6B também podem controlar remotamente os mísseis intercontinentais Minuteman (ICBM).

Atualmente a USN possui dezesseis E-6B na CSCW – Commander Strategic Communications Wing 1, da Base Aérea de Tinker. A CSCW opera três esquadrões, o VQ-3 “Ironman”, com destacamentos nas bases aéreas de Travis e Offut; o VQ-4 “Shadows”, sediado na Estação Aéreo Naval de Patuxent River, e também acumula a função do VX-20 Air Test and Evaluation Squadron; e o VQ-7 “Roughnecks”, da Base Aérea de Tinker.

U. S. Navy – Frota de Boeing E-3B Mercury

BuNo/Código c/n Esquadrão

162782/782 (c/n 23430) VX-20
162783/783 (c/n 23889) VQ-3
162784/784 (c/n 23890) VX-20
163918/918 (c/n 23891) VQ-4
163919/919 (c/n 23892) VQ-3
163920/920 (c/n 23893) VQ-3
164386/386 (c/n 23894) VQ-4
164387/387 (c/n 24500) VQ-3
164388/388 (c/n 24501) VQ-4
164404/404 (c/n 24502) VQ-4
164405/405 (c/n 24504) VQ-3
164406/406 (c/n 24505) VQ-4
164407/407 (c/n 24506) VQ-4
164408/408 (c/n 24507) VQ-3
164409/409 (c/n 24508) VQ-3
164410/410 (c/n 24509) VX-20

@FFO

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