US Navy batizou seus novos Beechcraft T-54A como “Marlin II”. A Marinha dos EUA (USN) anunciou que designará seus novos bimotores Beechcraft T-54A como “Marlin II”. A aeronave está substituindo a envelhecida frota de Beechcraft T-44C “Pegasus” na missão de treinamento multimotor/IFR do Comando de Treinamento de Aviação Naval (CNATRA).
O nome Marlin foi usado anteriormente para os hidroaviões Martin P5M, que operaram na frota da USN entre 1951 e o final da década de 1960. Por este motivo o novo turboélice T-54A será chamado como “Marlin II”.
Em abril do ano passado, a US Navy concedeu à Textron Aviation um contrato no valor de US$ 677 milhões para desenvolver os novos T-54A METS (Multi-Engine Training System) com o objetivo de substituir os antigos T-44C Pegasus (versão militar do Beech King Air B90), em serviço desde o final da década de 1970. O contrato envolve a aquisição de até 64 aeronaves, juntamente com equipamentos de suporte, peças de reposição e treinamento.
Baseado em uma versão modificada do Beechcraft King Air 260, os treinadores T-54A METS são plataformas de treinamento avançado da Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) e Guarda Costeira (USCG) para a etapa multimotor e IFR (regras de voos por instrumentos) do curso que forma os pilotos navais de P-8A Poseidon, E-2D Hawkeye e C-130 Hercules.
O turboélice Beech T-54A Marlin II conta com uma cabine de comando com assento auxiliar para um terceiro tripulante (além dos dois pilotos); moderno cockpit com displays multifuncionais; mapa digital dinâmico; equipamentos rádios VHF/UHF redundantes; sistema integrado de GPS/Inercial; sistema gerenciamento de voo e navegação atualizados; avançado radar meteorológico; gravador de dados do cockpit; entre outros opcionais.
A Beechcraft já entregou cerca de dez bimotores T-54A Marlin II para a Ala de Treinamento Aéreo 4 (TAW-4) da Estação Aérea Naval de Corpus Christi, no Texas.
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