US Navy BAMS-D retorna aos EUA após mais de uma década. O Demonstrador de Vigilância Marítima de Área Ampla (BAMS-D — Broad Area Maritime Surveillance — Demonstrator) da US Navy retornou da Quinta Frota para sua base em Patuxent River em 17 de junho, marcando o fim de uma implantação de 13 anos, originalmente planejada para ser de apenas seis meses. A aeronave não tripulada pousou em Pax River pouco depois das 14h, onde a equipe de militares, civis e contratados do BAMS-D deu as boas-vindas à sua chegada.
Em 2009, a Marinha implantou o BAMS-D, uma variante marítima do Northrop Grumman MQ-4C Global Hawk da USAF, para uma demonstração de conceito de seis meses na região da Quinta Frota da US Navy. Porém, como a demanda no exterior aumentou, sua missão foi estendida ano após ano. O BAMS-D forneceu mais de 50% das ações marítimas de ISR — Intelligence, Surveillance and Reconnaissance no teatro de operações, acumulando mais de 42.500 horas de voo em 2.069 missões no exterior.
“O BAMS-D tem sido um multiplicador de força singular para a Quinta Frota e o Comando Central dos EUA e forneceu informações valiosas sobre o uso de sistemas aéreos não tripulados como parte de um conceito geral de operações para ISR naval”, disse Dave Seagle, gerente do programa BAMS-D.
Em 2013, o BAMS-D aumentou sua capacidade para 15 missões de 24 horas/mês, quando a primeira aeronave implantada foi complementada por uma segunda aeronave. Nos nove anos seguintes, o BAMS-D forneceu operações ininterruptas e coletou quase 1,4 milhão de cenas de ISR, destacando mais de 11.500 alvos de interesse da Quinta Frota, gerando mais de 15.000 relatórios táticos. Eles tornando-se um ativo indispensável para os combatentes. Uma das muitas conquistas notáveis ocorreu em agosto de 2021, quando o BAMS-D forneceu cobertura ISR para operações de evacuação de não combatentes durante a retirada dos EUA no Afeganistão.
“Apesar do envelhecimento do sistema e de peças sobressalentes limitadas, a incrível equipe de operações e manutenção do BAMS-D alcançou uma taxa geral de disponibilidade de 96%, com mais de 94% das missões programadas concluídas”, disse Dave Seagle, gerente do programa BAMS-D..
O MQ-4C Triton é a mais nova plataforma UAS da US Navy que fornece à frota um sistema de alta altitude e longa resistência no domínio marítimo. Atualmente, está sendo atualizado com um recurso de multi-inteligência que deve ser colocado em campo no próximo ano.
@CAS