• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

US Navy avança com o sistema Auto GCAS para os EA-18G e F/A-18E/F

14 de novembro de 2025

A U.S. Navy E/A-18G Growler, from the “Cougars” of Electronic Attack Squadron (VAQ) 139, flies over the U.S. Central Command area of responsibility in support of Operation Inherent Resolve Sept. 25, 2020. The EA-18G Growler is an electronic warfare aircraft that is also capable of fulfilling F/A-18F Super Hornet multi-mission capabilities (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Justin Parsons)

US Navy avança com o sistema Auto GCAS para os EA-18G e F/A-18E/F. Um EA-18G do VAQ-139 Foto: USAF/Staff Sgt. Justin Parsons.
US Navy avança com o sistema Auto GCAS para os EA-18G e F/A-18E/F. Um EA-18G do VAQ-139 Foto: USAF/Staff Sgt. Justin Parsons.

US Navy avança com o sistema Auto GCAS para os EA-18G e F/A-18E/F. A US Navy está prosseguindo com os esforços para instalar um sistema automático de prevenção de colisões com o solo conhecido como Auto GCAS (Automatic Ground Collision Avoidance System) nos aviões Boeing F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler.

Em 10 de novembro, o Naval Air Systems Command (NAVAIR) publicou uma solicitação para uma atualização de software destinada a redesenhar o computador que gera os mapas digitais e o computador de controle de voo do Tactical Aircraft Moving Map Capability (TAMMAC) da aeronave, em apoio ao programa Auto GCAS.

A frota já possui um sistema Terrain Awareness Warning System II (TAWS II) que emite alerta sobre possíveis colisões de voo controlado com o terreno através do Controlled Flight Into Terrain (CFIT) e orienta o piloto a evitar esse tipo de situação. Esta atualização permitiria que a aeronave se recuperasse automaticamente de uma possível colisão de voo controlado com o terreno caso o piloto ficasse incapacitado.

“São necessárias atualizações de aviônica para as plataformas da Aviação Naval, a fim de garantir a conformidade com os requisitos atuais de segurança e aeronavegabilidade”, afirma a solicitação. “Essas atualizações e melhorias nos sistemas da tripulação exigem uma atualização de software que vai além das capacidades legadas atuais que atendem aos requisitos do sistema de aviônica da plataforma para o programa TAMMAC. Os componentes incluem, entre outros, os Sistemas Automáticos de Prevenção de Colisões com o Solo (AGCAS), os Computadores de Mapas Digitais (DMC) e os Computadores de Mapas de Vídeo Digitais (DVMC).”

O prazo para resposta ao pedido é até 25 de novembro.

Há anos, diversas partes interessadas vêm solicitando à Marinha a instalação de um sistema Auto GCAS na frota de F/A-18, após a integração em outras aeronaves, incluindo F-16, F-22 e F-35. A Boeing e a USAF estão trabalhando em um sistema para os F-15C/E/EX, e também nos futuros T-7A Red Hawk. O USMC e a Boeing também estão desenvolvendo o sistema para os antigos F/A-18C Hornet.

A solicitação orçamentária da Marinha para o ano fiscal de 2026 inclui US$ 18 milhões para o projeto. Na solicitação, a Marinha afirma que o Auto GCAS é uma “melhoria significativa de segurança que poderia ter evitado múltiplos acidentes fatais com o F/A-18 nas últimas duas décadas”.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login