• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

US Navy: áudio das comunicações do KC-130J após a colisão com o F-35B, em voo de reabastecimento

2 de outubro de 2020
Estado dos motores 3 e 4 e demais estruturas do KC-130J, BuNo 166765, após a colisão com o F-35B (Foto via USNI News).

O US Marine Corps divulgou novas informações sobre a queda do seu F-35B Lightning II, após a colisão no ar com o KC-130J reabastecedor, no último dia 30 de setembro.

Segundo o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais, o F-35B que caiu perto de Ocotillo Wells, Califórnia, era do Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 121 ‘Green Knights’, e o KC-130J que fez um pouso de emergência, pertence ao Marine Aerial Refueler Transport Squadron (VMGR) 352 “Raiders”.

O KC-130J e o F-35B estavam participando do curso 1-21 Weapons and Tactics Instructor (WTI), um treinamento de sete semanas organizado pelo Marine Aviation Weapons and Tactics Squadron One, que enfatiza a integração operacional da aviação do US Marine Corps em apoio à missões de Força-Tarefa da US Navy.

Após a colisão, o piloto do F-35B conseguiu ejetar da aeronave com segurança, enquanto o KC-130J pousou em emergência perto de Thermal, Califórnia. Conforme o Oficial o porta-voz do US Marine Corps, após passarem por avaliações médicas, todos os militares retornaram para as suas unidades.

Conforme noticiamos no dia do acidente, novas imagens revelam severos danos nos dois motores da direita (3 e 4) do KC-130J, além de ter arrancados os pods das mangueiras e os tanques subalares.

KC-130J BuNo 166765 no local do pouso forçado (Foto via News Channel 3).

Uma gravação on-line do site Live-ATC, revelam os contatos entre o piloto do KC-130J, código de chamada “Raider 50” e o Centro de Controle de Los Angeles, LA Center, momentos após a colisão. No áudio, o piloto do KC-130J deixa clara a gravidade da situação, informando que “perdeu” dois motores após colidir com o F-35B.

A transcrição da gravação, em inglês e português:

“LA Center, LA Center, Raider 50 declare an emergency. Mid-air collision with VOLT-93 (Código do F-35B). We have two engines out. We’re leaking fuel and might be on fire and an emergency descent at this time. Raider 50,” the KC-130J pilot says in the recording.

“LA Center, LA Center, Raider 50 declara emergência. Colisão no ar com o VOLT-93 (Código do F-35B). Perdemos dois motores. Estamos com vazamento de combustível e podemos estar pegando fogo, e estamos fazendo uma descida de emergência neste momento. Raider 50 ”.

Momentos após esta transmissão, o piloto informa ao controlador que tinha “controle parcial da aeronave”, sendo esta a sua última informação antes de pousar.

Para ouvir as gravações, acesse o site LiveATC.net e clique nos links marcados em verde.

Outra gravação apresenta um trecho do contato entre o Centro de Controle de Los Angeles o piloto do voo American Airlines 237, que relatou a cena do local onde caiu o F-35B:

“We’re going to report that there was some sort of flares — some sort of pyrotechnic device — at our two o’clock position, less than ten nautical miles, maybe five miles away, at an altitude of probably 25,000 feet”.

“Vamos relatar que houve algum tipo de sinalizador – algum tipo de dispositivo pirotécnico – em nossa posição às duas horas, a menos de dez milhas náuticas, talvez cinco milhas de distância, a uma altitude de provavelmente 25.000 pés,” o piloto diz.

O piloto da American Airlines disse que também pôde ver uma “nuvem” de fumaça no solo, provavelmente de onde o F-35B caiu.

Um vídeo gravado por uma testemunha, e divulgado nas redes sociais, mostra o caça F-35B caindo e explodindo no deserto.

F-35B Crashing Ground After Mid-Air Collision With KC-130J

Originally tweeted by vlad vlad (@vladwlad777) on 30 de September de 2020.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login