020921-N-9593M-086 At sea aboard the aircraft carrier USS Abraham Lincoln (CVN 72) Sep. 21, 2002 -- An F-18C "Hornet" assigned to the ÒFist of the FleetÓ of Strike Fighter Squadron Two Five (VFA-25), launches from one of the shipÕs four steam catapults. During a catapult launch the ÒHornetÓ will reach a speed of 175 mph (152 knots) in 21Ú2 seconds and in just 250 feet. Lincoln and its embarked Carrier Air Wing One Four (CVW-14) are conducting combat missions in support of Operation Enduring Freedom and Southern Watch. U.S. Navy photo by Photographer's Mate Airman Philip A. McDaniel. (RELEASED)
US Navy atualizará sistema auto-GACS da sua frota de F/A-18C/D. O Comando de Aviação Naval da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR – Naval Air Systems Command), com sede em Patuxent River, Mariland, divulgou uma licitação pública do tipo RFP (Request for Proposal), para atualização no sistema de controle de voo dos seus caças F/A-18C/D Hornet.
A atualização envolve os softwares de controle de voo OFP (Operational Flight Program) do computador de voo (FCC – Flight Control Computer), com o aprimoramento de um sistema automático de prevenção de colisão contra o solo, ou Auto-GCAS (Automatic Ground Collision Avoidance System).
Os F/A-18C/D possuem controles de voo do tipo fly-by-wire (FCS – Flight Control System) quádruplo-redundantes, que convertem os comandos realizados pelos pilotos através do joystick, em pulsos elétricos para os atuadores das superfícies móveis do jato. O sistema FCS é composto por diversos componentes, como os atuadores de superfícies, sensores de dados, sensores de fluxo de ar sobre essas áreas móveis, controles e indicadores no painel, além do subsistema Conjunto Eletrônico de Controle de Voo (FCES – Flight Control Electronic Set) de quatro canais.
Todo o software associado ao F/A-18C/D do FCS não é classificado, portanto nenhum processamento classificado ou que afetem a segurança nacional, estarão associados a qualquer item do software envolvido nesta aquisição.
Fonte: SAM
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