

US Navy apresenta publicamente o novo míssil AIM-174B durante evento no Japão. Um caça F/A-18F Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos (USN) foi exposto em um evento público no Japão, equipado com míssieis ar-ar de longo alcance (AAM) AIM-174B. Analistas julgam que esta seria a primeira vez que a USN expõem publicamente esses novos AAM desde sua entrada em operação em meados de 2024.

O Super Hornet do Esquadrão de Caça de Ataque 102 (VFA-102) subordinado à Ala Aérea Embarcada 5 (CVW 5), foi exposto no Dia da Amizade entre a Força de Autodefesa Marítima do Japão e a Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (JMSDF-MCAS), realizado em 04/05 na MCAS Iwakuni, no Japão. O evento anual visa aproximar a comunidade local e promover o intercâmbio cultural entre os EUA e o Japão.

Para a exposição pública, o F/A-18F foi equipado com dois mísseis inertes CATM-174B nos seus pilones internos e um tanque de combustível externo na linha central. O jato foi colocado ao lado de um F-35C Lightning II do VFA-147 no hangar 5300 da MCAS Iwakuni.

O AIM-174B foi avistado pela primeira vez em abril de 2024 durante o exercício RIMPAC, sendo transportado por um F/A-18E Super Hornet da VFA-192 “Golden Dragons” da CVW 2. Essas recentes fotografias poderiam confirmar que o novo AAM foi implantado na CVW-5, que está permanentemente desdobrada no USS George Washington (CVN 73).

Acredita-se que o uso do AIM-174B seja apropriado para o teatro de operações do Pacífico, onde enfrentaria os sistemas de bloqueio eletromagnético da China. Seu alcance estendido também o tornaria adequado para atingir ativos críticos, incluindo aeronaves AEW&C e ISR, normalmente protegidas por defesas aéreas de longo alcance.

O AIM-174B foi adaptado para combate ar-ar a partir do Míssil Padrão 6 (SM-6), originalmente projetado como a principal solução de defesa antiaérea de longo alcance do Sistema de Combate Aegis dos navios da USN. Os primeiros testes de lançamentos aéreos do SM-6 reconfigurados, começaram em 2018 e foram reforçados em 2021.

Embora o desempenho do AIM-174B não seja oficialmente declarado, acredita-se que atinja velocidades de até Mach 3,5 com um alcance de até 200 milhas náuticas (366 km), superando a variante lançada da superfície. Isso posicionaria o AIM-174B entre as armas ar-ar de maior alcance disponíveis para a Marinha dos EUA, preenchendo a lacuna deixada após a aposentadoria dos AIM-54 Phoenix.

O novo míssil foi reconhecido como operacionalmente implantado com o CVW-2 do USS Carl Vinson em julho desde ano, marcando sua Capacidade Operacional Inicial (COI) e reforçando a capacidade de engajamento de longo alcance da Marinha. Embora apenas versões inertes e de treinamento tenham sido exibidas publicamente, é provável que mísseis reais estejam agora operacionais na frota.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO