US DoD abandona sete Sea Kinghts em Cabul. Sete helicópteros Boeing Vertol CH-46E Sea Knight operados pela US Department of State Air Wing (DoSAW) foram abandonados no Afeganistão. Eles haviam sido usados recentemente para transportar o pessoal que esta sendo evacuado da Embaixada dos Estados Unidos em Cabul para o Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul, para embarcar em voos de volta ao Estados Unidos.
O Departamento de Defesa confirmou que deixou sete helicópteros CH-46 no Afeganistão. “Esses helicópteros já estavam sendo retirados do inventário do Departamento de Estado devido à idade e problemas de suporte. A partir de 15 de agosto de 2021, o US DoD não opera mais nenhuma aeronave no Afeganistão”.
Os CH-46, assim como muitos outros equipamentos militares, agora passam a estar nas mão do Talibã e até memo do ISIS-K.
Os CH-46 eram ex Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), que foram reformados antes de entrarem no serviço DoSAW em 2012. Em 2018, havia 23 no inventário DoSAW, reduzidos para 11 em agosto de 2021. O Sea Knight é o mesmo usado pelo USMC na evacuação da Embaixada dos EUA após a queda de Saigon no Vietnã do Sul em 1975. Coincidentemente, um dos DoSAW CH-46E usado na recente evacuação de Cabul foi o N38TU (c/n 2389), que anteriormente era BuNo 154038 do USMC. Este foi um dos helicópteros implantados no USS Hancock (CV-19) em 1975 para apoiar a evacuação de Saigon na Operação Frequent Wind.
@CAS