US Coast Guard aterra todos os seus 14 C-27J Spartan. A Guarda Costeira dos Estados Unidos (US Coast Guard) suspendeu a operação de toda a sua frota de aeronaves de Leonardo C-27J Spartan, após o fabricante ter orientando os operadores a inspecionarem a existência de fissuras na fuselagem/cauda.
As aeronaves de vigilância de médio alcance são usadas para realizar respostas a desastres, interdições de tráfico de drogas, contenção de imigrantes e missões de busca e salvamento (SAR).
“Em resposta a um problema relatado por um operador do C-27J, como medida preventiva, a Leonardo solicitou a todos os usuários do C-27J que realizassem uma inspeção única”, disse a empresa em nota.
O Boletim de Serviço de Alerta divulgado pela Leonardo pede inspeções em busca de rachaduras na área de fixação dos estabilizadores horizontais e verticais à fuselagem da aeronave. O boletim levou o serviço a parar sua frota de 14 C-27Js para inspeções. Descobriu-se que todas as aeronaves d USCG apresentavam rachaduras “em vários graus”.
“Estamos atualmente avaliando a configuração de nossa força de aviação para lidar com a suspensão dessas fuselagens”, disse o porta-voz. “A Guarda Costeira está atualmente investigando o problema e continua a interagir com o fabricante e os usuários globais no caminho a seguir. A aeronave permanecerá aterrada até que uma avaliação completa seja concluída e quaisquer problemas sejam resolvidos. A segurança dos nossos aviadores continua a ser a nossa principal prioridade à medida que continuamos a abordar este assunto muito importante”.
Uma correção já está em andamento, segundo o fabricante. “Para mitigar quaisquer impactos nas operações das aeronaves, Leonardo já identificou uma solução de reparo caso algum problema seja realmente detectado”, disse Leonardo. “A execução desta reparação pode ser realizada nas instalações do cliente pelos Operadores e não exige esforços significativos. Portanto, não se espera que o problema relatado afete as operações planejadas das aeronaves.”
A frota de C-27J da Guarda Costeira pertencia anteriormente à USAF e está equipada com radar meteorológico e equipamento de comunicação. A aeronave entrou em serviço pela primeira vez na Estação Aérea da Guarda Costeira de Sacramento, Califórnia, em 2017.
@CAS