

US Army segue com os testes do Anduril Barracuda-100M. A Anduril Industries concluiu com sucesso outra série de testes de voo do seu veículo aéreo autônomo Barracuda-100M, parte do programa de High-Speed Manoeuvrable Missile (HSMM) do US Army.
Os testes de maio de 2025 marcam um avanço significativo no esforço do Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) para implementar sistemas de ataque acessíveis, modulares e de alta velocidade, adequados para engajamento rápido de alvos.
De acordo com um comunicado da empresa, os últimos testes de voo motorizados do Barracuda-100M validaram atualizações de hardware e software, incluindo um novo navegador inercial de baixo custo e um computador de missão independente desenvolvido internamente pela Anduril. O sistema supostamente superou todos os objetivos da missão, incluindo lançamento autônomo, manobras de alta gravidade e múltiplos ataques de orientação terminal a velocidades superiores a 500 nós.
Os testes foram realizados em apoio ao Centro de Aviação e Mísseis (AvMC — Aviation and Missile Center) do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos EUA, que está trabalhando para emparelhar a plataforma Barracuda com seu Buscador de Aquisição de Alvos de Precisão (PTAS). A carga útil PTAS permite o rastreamento passivo e autônomo de alvos usando imagens infravermelhas de ondas longas e agora foi integrada à estrutura de software Lattice for Mission Autonomy da Anduril.
Anduril afirmou que o Barracuda-100M evoluiu do conceito para o voo motorizado em menos de dois anos, incluindo um ciclo de testes comprimido de 12 meses em 2024, que incluiu testes em túnel de vento em grande escala, testes ambientais, testes de planeio e testes de motor.
Ainda este ano, a empresa planeja realizar demonstrações de lançamento terrestre para destacar a adaptabilidade do míssil em diferentes domínios, antes de um teste de fogo real programado para 2026. O sistema visa dar às forças terrestres móveis dos EUA uma opção de ataque rápida, manobrável e de produção em massa, com alcance estendido.
O Barracuda-100M é descrito pela Anduril como um míssil que oferece até dez vezes o alcance de um míssil AGM-114 Hellfire de tamanho similar, mantendo-se competitivo em termos de custo. O míssil foi projetado para produção escalável e suporta modos de lançamento aéreo e terrestre, incluindo configurações de trilho compatíveis com aeronaves de asa fixa e rotativa.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS