

US Army realiza inédito disparo real de Spike NLOS com AH-64E Apache Guardian na Europa. O Exército dos EUA (US Army) realizou a primeira demonstração na Europa do lançamento real do míssil Spike Non-Line-of-Sight (NLOS) a partir de helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian. O teste foi organizado pelo US Army, Força Aérea Polonesa e Rafael Advanced Defense Systems no Campo de Treinamento de Ustka, na Polônia.
De acordo com o US Army, helicópteros AH-64E da 12ª Brigada de Aviação de Combate (CAB) dispararam dois mísseis Spike NLOS contra alvos marítimos distantes até 25 quilômetros, os quais foram atingidos com sucesso. O local e a data do teste não foram divulgados, mas o evento foi acompanhado por mais de uma dezena de observadores militares estrangeiros convidados pelos organizadores.

A demonstração destacou as capacidades de engajamento de munições empregadas contra alvos “além da linha de visão” em ambiente marítimo, uma missão atualmente incomum para os helicópteros de ataque. Com isso, o US Army enfatiza a capacidade do AH-64E ser engajado em missões da guerra moderna e em evolução constante.
A integração do Spike NLOS representa um aumento significativo nas opções de ataque à longa distância para os Apache. A arma excede em muito o alcance do AGM-114 Hellfire, o míssil primário do AH-64, que geralmente tem um alcance máximo de cerca de sete milhas náuticas.

Em contrapartida, o Spike NLOS permite o engajamento de alvos a uma distância três vezes maior, aumentando significativamente a capacidade de sobrevivência e a letalidade da plataforma em ambientes de alta ameaça. Por isso, o Exército decidiu implementar o míssil como Munição de Precisão de Longo Alcance em 2020.
“A campanha bem-sucedida reflete mais de um ano de planejamento e coordenação rigorosos entre as forças dos EUA e da Polônia, com o apoio de parceiros da indústria”, disse Rafael em seu comunicado à imprensa de 28 de agosto.

A demonstração do Spike NLOS na Polônia tem um significado especial, uma vez que o país europeu se tornará um dos maiores operadores mundiais do AH-64E Apache, com uma encomenda de 96 helicópteros que deverão ser recebidos entre 2028 e 2032. Em preparação, os poloneses já estão treinando em helicópteros AH-64D Apache Longbow alugados pelo Exército dos EUA.
Para a Polônia, o sistema poderá se tornar um pilar fundamental de suas futuras capacidades de ataque de precisão de longo alcance, especialmente para a sua capacidade de defesa nacional e reforço de dissuasão coletiva da OTAN ao longo de suas fronteiras orientais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO