US Army envia avião-espião MC-12S Huron para missão na Colômbia. Os Estados Unidos seguem apoiando o governo da Colômbia em sua luta contra grupos de narcotraficantes e terroristas que atuam no país. Frequentemente “aeronaves espiãs” de Inteligência Eletrônica, e de Sinais (ELINT/SIGINT) das Forças Armadas dos EUA são observadas operando de forma discreta em espaço aéreo colombiano.
Recentemente um bimotor Beechcraft MC-12S Huron do Exército dos EUA (US Army), realizou operações no oeste e sudoeste do país, onde ocorrem fortes enfrentamentos entre terroristas.
A aeronave do US Army, matrícula 11-00268, modificada para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), usou o indicativo de chamada “ELVIS44” nas missões que realizou para monitorar os conflitos no início deste mês de março.
Baseados no bimotor civil Beechcraft 350ER Super King Air, os MC-12 Huron são avançadas plataformas de Inteligência Eletrônica (ELINT) e de Sinais (SIGINT), com capacidade de coleta, processamento, análise e disseminação de informações. Sua fuselagem é altamente modificada para acomodar os sensores e antenas, como radar de abertura sintética (SAR), sensores infravermelhos eletro-ópticos, link de dados, comunicação via satélite, entre outros.
Desde sua concepção, os MC-12 foram projetados para atuação em missões de guerra irregular e contra-insurgência. Eles foram altamente testados pelos Estados Unidos nas suas operações no Iraque (Iraqi Freedom) e no Afeganistão (Enduring Freedom).
@FFO