US Army entrega novas infraestruturas aos F-35I da IAF. O U.S. Army Corps of Engineers, Distrito da Europa, entregou em 10 de março novas instalações adicionais à Força Aérea de Israel (IAF – Israeli Air Force), para abrigar a frota de caças F-35I Adir. A entrega contou com uma pequena cerimônia na Base Aérea de Nevatim, marcando assim a conclusão do projeto iniciado em 2017, antes portanto da chegado dos primeiros F-35.
A construção dos dois hangares faz parte do acordo de compra dos primeiros 50 F-35I meio do Foreign Military Finance (FMF), programa firmado entre as duas nações para a construção de instalações estratégicas.
O trabalho faz parte de uma parceria maior entre Israel e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos desde 1979, após os Acordos de Camp David. Esse acordo histórico exigia que os EUA apoiassem a construção de novas instalações israelenses para substituir suas bases aéreas no Sinai, abandonadas como parte do acordo.
“Este projeto é um elemento-chave da parceria EUA-Israel para entregar um conjunto único de hangares reforçados e instalações de operações para abrigar um esquadrão de F-35 da Força Aérea de Israel”, disse o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, Comandante do Distrito da Europa Col Patrick Dagon.
O projeto foi o resultado de estreita parceria e coordenação do início ao fim, do U.S. Army Corps of Engineers com o Ministério da Defesa de Israel, que forneceu os projetos, bem como especialistas locais para complementar a equipe do Exército dos EUA nos esforços de gerenciamento de projeto.
A capacidade de resistir a uma variedade de ameaças foi um componente chave deste projeto. A equipe do projeto trabalhou em estreita colaboração com um designer de explosão para levar em conta as condições do local e outras preocupações para garantir que todos os componentes da instalação, incluindo serviços públicos, armazenamento, suporte e outros fossem projetados nos mais altos e modernos padrões de sobrevivência contra qualquer ameaça.
Além da segurança, a funcionalidade é fundamental com s instalações permitindo a rápida implantação de F-35I a qualquer momento, bem como a interconectividade com instalações semelhantes em que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA também está trabalhando no país.
Os técnicos da Força Aérea israelense também começaram a instalar uma rede de comunicações segura simultaneamente aos esforços finais de construção para que o local pudesse ser ocupado imediatamente e começar a apoiar as missões imediatamente.
Este último projeto F-35 concluído em Israel não é o primeiro projeto de hangar reforçado que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA ajudou a entregar em Israel em apoio ao programa F-35 e não será o último. O trabalho já está em andamento para várias instalações semelhantes adicionais a serem construídas nos próximos anos, bem como instalações para garantir sua conectividade no futuro.
A Base Aérea de Nevatim abriga hoje duas unidades de F-35I, sendo elas o 116 Sq e o 140 Sq, que juntos perfazem um total de 26 aeronaves. Apensar de não terem sido informados o que foi feito é possível ver na foto satélite de 24 de abril de 2021 duas aéreas recém construídas em Nevatim que, provavelmente, sejam às recém entregues pelo US Army.
Não fica claro se são duas instalações distintas, isto é, uma mais próxima as duas pistas para as operações dos dois esquadrões de F-35 e a outra para manutenção/suporte – o que é provável, ou se foram feitas instalações individuais e independentes operacionalmente para cada unidade.
@CAS