US Army contrata MAG Aerospace e L3Harris para o programa ATHENA-R. O Exército dos Estados Unidos (US Army) concedeu um contrato às empresas MAG Aerospace e L3Harris, para fornecer duas aeronaves de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). O projeto designado ATHENA-R (Army’s Theater-Level, High-Altitude Expeditionary Next Airborne ISR-Radar), será desenvolvido sob a plataforma de jatos executivos Bombardier Global 6500.
Operando em grandes altitudes, as aeronaves ATHENA-R cumprirão missões ISR para o US Army com maior capacidade de sobrevivência, servindo como ponte de comunicação com linha de visão. Esses são requisitos essenciais nas prioridades de modernização e precisão de combate de longo alcance do Exército Americano.
“Projetado para preencher a lacuna entre a frota de aeronaves ISR de média e alta altitude do Exército, o programa ATHENA-R proporcionará maior resistência, mais capacidade de carga útil, e maior cobertura para as tecnologias embarcadas de sensores de ponta, em apoio aos comandos combatentes dos EUA”, informou a MAG Aerospace em nota.
Em setembro de 2022 a L3Harris foi contratada para desenvolver a Fase 2 do programa Multi-Domain Sensing System do Exército, para uma aeronave adicional de Guerra Eletrônica (EW) e ISR, designada ARES (Airborne Reconnaissance and Electronic Warfare System).
As aeronaves do ATHENA-R serão equipadas com radar de abertura sintética, capaz de rastrear alvos móveis no solo. Com autonomia de 18 horas e espaço de cabine suficiente para múltiplos sensores e operadores de sistemas, o Global 6500 proporcionará um salto gigante em comparação com as atuais MC-12 e RC-12.
Atualmente estão em execução três programas de modernização da frota ISR do Exército dos EUA:
ARTEMIS – Sistema Aerotransportado de Inteligência de Missão, Reconhecimento, Exploração e Identificação de Alvos;
ARES – Sistema Aerotransportado de Reconhecimento e Guerra Eletrônica;
ATHENA – Sistema Aerotransportado de Alta Altitude ISR
No programa ATHENA existem duas versões: o ATHENA-R (Radar-Capable) e o ATHENA-S (Inteligência de Sinais). Este último é desenvolvido pela empresa Leidos e será uma plataforma de detecção e identificação de radares de defesa aérea e centros de comunicação. Ambos projetos contam com a participação da L3Harris.
@FFO