O Exército dos Estados Unidos (US Army) ativou no dia 13 de novembro seus dois primeiros sistemas de defesa antiaérea Rafael Iron Dome no Fort Bliss, Texas, com o objetivo de avaliar o desempenho do sistema e sua integração junto a arquitetura do sistema de defesa aérea americano.
O sistema Iron Dome servirá como uma capacidade provisória para preencher uma lacuna existente na defesa contra mísseis de cruzeiro. O pedido de ativação do sistema foi dado pelo Congresso dos Estados Unidos enquanto o Exército determina qual será a solução de longo prazo para enfrentar a ameaça latente de mísseis, artilharia, morteiros e drones.
O Exército dos EUA recebeu as duas primeiras baterias em outubro e 2020, devendo receber a terceira em dezembro e uma quarta, programada para janeiro de 2021. Para a operação do Iron Dome, o US Army está convertendo para o sistema Terminal High Altitude Area Defense (THAAD). As unidades de defesa antiaérea passarão o próximo ano treinando, testando e trabalhando com os sistemas para preparar o Iron Dome para sua implantação operacional final em 2022.
A Iron Dome tem uma longa história de sucesso operacional em Israel e é produzida por meio de uma parceria entre as empresas Rafael e Raytheon. Ambas as empresas estão fazendo planos para produzir os sistemas Iron Dome nos Estados Unidos e devem decidir sobre um local será instalada a fábrica.
@CAS