US Army ativa esquadrão de AH-64E na Coreia do Sul. Em uma cerimônia militar realizada no dia 18 de maio, o 5th Squadron, 17th Cavalry Regiment do US Army foi oficialmente ativado como o esquadrão de cavalaria aérea permanente atribuído à 2nd Combat Aviation Brigade. Sua missão é de esquadrão de reconhecimento.
Ele assumirá o papel dos esquadrões de cavalaria aérea rotativas, que anteriores apoiariam a unidade por nove meses, proporcionando mais estabilidade e um maior estado de prontidão para a 2ª Divisão de Infantaria da República da Coreia do Sul — Estados Unidos. Divisão Combinada.
O Tenente-Coronel Ian Benson, será o comandante do 5º Esquadrão, 17º Regimento de Cavalaria. O novo esquadrão é composto por cerca de 500 soldados e 24 Apaches AH-64E, a versão mais recente do helicóptero de ataque do Exército e aeronaves UAV RQ-7B Shadows, que realizam missões reconhecimento e vigilância às brigadas de aviação. A unidade está sedada em Camp Humphreys, 40 quilômetros ao sul de Seul.
Para muitos analistas a ativação de uma unidade de AH-64E do US Army, associada a compra de 36 novos Apaches pelos EUA ao RoKA (Republic of Korean Army) é uma medida para ampliar a pronta resposta em caso de conflito com a vizinha Coreia no Norte.
@CAS